ARTICLE
5 September 2025

Editais trazem novas regras para regularização de débitos tributários

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Receita Federal publicaram editais do Programa de Transação Integral...
Brazil Tax

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e Receita Federal publicaram editais do Programa de Transação Integral, com condições especiais para a regularização de débitos tributários até novembro de 2025

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Receita Federal  (RFB) publicaram três novos editais de transação tributária no âmbito do  Programa de Transação Integral (PTI), que permite a regularização de débitos tributários relacionados aos seguintes temas:

  • Edital nº 52/2025 – Irretroatividade do conceito de "praça" para aplicação do Valor Tributável Mínimo (VTM) nas operações entre partes interdependentes, para fins de incidência do IPI (Lei nº 14.395/2022);
  • Edital nº 53/2025 – Critérios de apuração do preço de transferência pelo método Preço de Revenda menos Lucros (PRL);
  • Edital nº 54/2025 – Incidência de IRPJ/CSLL sobre ganhos de capital e PIS/Cofins na venda de ações recebidas no processo de desmutualização da Bovespa e BM&F.

As condições para regularização dos débitos são as seguintes:

  • Descontos progressivos sobre multa e juros, limitados 65% do valor do débito, a depender da entrada e do prazo de pagamento escolhido;
  • Parcelamento em até 60 meses;
  • Possibilidade de utilização de créditos de prejuízo fiscal e Base de Cálculo Negativa da CSLL para liquidação de até 30% do saldo devedor.

O prazo para aderir à transação se encerra em 28 de novembro de 2025.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More