ARTICLE
17 December 2024

STJ define que PIS/Cofins devem ser incluídos na base de cálculo do ICMS

Decisão possui efeitos vinculantes para todos os juízes e tribunais, mas ainda pode ser alvo de embargos de declaração por parte dos contribuintes...
Brazil Litigation, Mediation & Arbitration

Decisão possui efeitos vinculantes para todos os juízes e tribunais, mas ainda pode ser alvo de embargos de declaração por parte dos contribuintes

Conforme noticiamos no começo do mês, estava pautado para esta quarta-feira (11) o julgamento pela Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Tema 1223 de Recursos Repetitivos, acerca da (i)legalidade da inclusão do PIS/COFINS na base de cálculo do ICMS.

A Corte entendeu que a eventual exclusão do PIS e da COFINS da base de cálculo do ICMS dependeria de previsão legal expressa e decidiu pela impossibilidade de se calcular o imposto sem a inclusão das contribuições ao PIS/COFINS em sua base de cálculo.

A tese fixada foi: “A inclusão de PIS/COFINS na base de cálculo do ICMS atende à legalidade nas hipóteses em que a base de cálculo é o valor da operação por configurar repasse econômico.”

A íntegra do acórdão ainda não foi disponibilizada. A decisão possui efeitos vinculantes para todos os juízes e tribunais, mas ainda pode ser alvo de embargos de declaração por parte dos contribuintes, bem como de recurso extraordinário visando levar a discussão ao STF, sob a perspectiva constitucional.

Continuaremos acompanhando o tema e a sua evolução nos Tribunais.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More