ARTICLE
16 November 2023

Remessa Conforme: sócio de Tributário fala ao jornal Estadão

O sócio de Direito Tributário Álvaro Lucasechi concedeu entrevista ao jornal Estadão para tratar das novas regras do Programa Remessa Conforme, que limita a isenção das compras importadas em até US$ 50.
Brazil Tax

O sócio de Direito Tributário Álvaro Lucasechi concedeu entrevista ao jornal Estadão para tratar das novas regras do Programa Remessa Conforme, que limita a isenção das compras importadas em até US$ 50.

Segundo a reportagem, datas comemorativas com grande fluxo de vendas em novembro, como o Dia do Solteiro no dia 11 e a Black Friday no dia 25, demandam atenção dos consumidores.

Isso porque o Remessa Conforme alterou as regras de tributação em sites de crossborder, que vendem produtos de diferentes países.

Além disso, diz o texto, o consumidor deve estar atento aos detalhes das normas para evitar problemas de arbitragem da Receita Federal durante o desembaraço aduaneiro.

De acordo com o tributarista Álvaro Lucasechi, os usuários devem checar se os sites onde farão compras estão cadastrados no programa federal. Caso o site não esteja, a compra poderá ser tributada pela Receita quando chegar ao país, mas com valor acima dos 17% de ICMS previstos pelo Remessa Conforme.

“Se você compra de um marketplace não habilitado no programa, você pode ter sua compra tributada conforme a regra geral de importação de produtos, o que sai bem mais caro”, explica Álvaro.

Clique aqui  para ler a reportagem completa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More