ARTICLE
9 May 2025

Tributaristas analisam aplicação do Pilar 2 em artigo para a Folha

O sócio Felipe Omori e o advogado Ariel Cunha, ambos da área de Direito Tributário do KLA, assinam artigo publicado no blog Que Imposto é Esse, da Folha de S.Paulo...
Brazil Tax

O sócio Felipe Omori e o advogado Ariel Cunha, ambos da área de Direito Tributário do KLA, assinam artigo publicado no blog Que Imposto é Esse, da Folha de S.Paulo, em que discutem a aplicação do Pilar 2 da OCDE no Brasil e a validade do adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) instituído pela Lei nº 15.079/2024.

No texto, os autores explicam que, embora a nova legislação tenha sido publicada em 30 de dezembro de 2024 com previsão de efeitos a partir de 1º de janeiro de 2025, a Constituição Federal impõe o respeito à anterioridade nonagesimal, o que torna a cobrança do novo adicional válida apenas após 30 de março de 2025.

O artigo também destaca a importância de considerar esse intervalo no cálculo da alíquota efetiva anual, especialmente diante da adoção de regras internacionais como a Income Inclusion Rule (IIR) e a Undertaxed Profits Rule (UTPR), que compõem o Pilar 2 e estabelecem uma tributação mínima global sobre lucros de multinacionais.

A análise aponta que o respeito às regras constitucionais não apenas garante segurança jurídica, como também evita distorções no cumprimento das novas obrigações fiscais em um cenário de crescente integração às diretrizes da OCDE.

A análise dos advogados chama a atenção para os cuidados necessários na adoção de novas regras fiscais e reforça a importância de segurança jurídica em um cenário de mudanças estruturais no sistema tributário global.

Leia o artigo completo aqui.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More