ARTICLE
8 May 2019

7 Dias no Poder (91ª edição) - Informativo da equipe de Relações Governamentais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Na última terça-feira (9/4), o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, apresentou à CCJC
Brazil Government, Public Sector

Relator da PEC nº 6/2019 recomenda à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) a aprovação da Reforma da Previdência

Na última terça-feira (9/4), o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, apresentou à CCJC parecer favorável à proposta de Reforma da Previdência enviada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). Em seu relatório, Freitas destacou que não cabe à CCJC realizar juízo de conveniência e oportunidade sobre a PEC, nem aferir se a proposta é condizente com os imperativos de justiça. Segundo ele, eventuais impropriedades detectadas devem ser enfrentadas e sanadas no debate de mérito a ser realizado na Comissão Especial a ser constituída pela Câmara dos Deputados. Quanto à constitucionalidade e à legalidade, Freitas recomendou que a CCJC aprove a PEC com o texto proposto, por ser admissível à luz da Constituição. O relator ainda destacou que os dispositivos sobre a Previdência Social não são considerados cláusulas pétreas e, desse modo, podem ser retirados da Constituição Federal e regulamentados por lei complementar, não havendo na proposta qualquer impropriedade nesse sentido.

Parlamentares contrários à PEC apresentaram relatório em separado alegando que a proposta fere o princípio da dignidade humana, pois estabelece condições intangíveis de acesso à aposentadoria dos segurados especiais e dos trabalhadores rurais. Também sustentam que o regime de capitalização individual é contrário à Constituição, por desrespeitar o princípio do financiamento universal da Previdência. Por tais motivos, faz-se necessária a rejeição imediata da PEC. A votação do relatório do deputado Freitas está marcada para o dia 15, às 14h.

O Senado Federal, por sua vez, decidiu instalar, na quarta-feira (10/4), uma Comissão Especial que analisará a Reforma da Previdência enquanto esta ainda tramita na Câmara dos Deputados. A intenção, segundo os senadores, é a de que a Comissão Especial possa acompanhar todos os debates travados na Câmara e possa acelerar as discussões no Senado.

CI/SF aprova a adoção de práticas de construção de edificações sustentáveis

Na última semana, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou o PLS nº 284/2018, que dispõe sobre a adoção de práticas de construção de edificações sustentáveis, para a geração de energia elétrica, na forma do substitutivo apresentado pelo relator, sen. Jaques Wagner (PT-BA). A proposição,

entre outros pontos, determina que, nas edificações de propriedade da União ou locadas pela União, deverá ser exigida a implantação das práticas de construção sustentável. Agora, a matéria será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More