A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou, em 13 de maio de 2025, o Edital de Consulta Pública SDM n.º 01/25 (Edital), que submete à apreciação do mercado proposta de substituição integral da Resolução CVM n.º 44/21, atualmente em vigor, além de promover ajustes pontuais a determinados dispositivos da Resolução CVM n.º 80/22.
A iniciativa integra a Agenda Regulatória 2025 da CVM e tem por objetivo promover a modernização e a sistematização das regras aplicáveis à divulgação de informações relevantes por parte das companhias abertas, incorporando boas práticas e orientações interpretativas até então veiculadas em ofícios circulares da Superintendência de Relações com Empresas (SEP).
A CVM está propondo duas minutas, sendo: (i) a "Minuta A", principal objeto do Edital, que revoga e substitui integralmente a atual Resolução CVM n.º 44/21, reorganizado seu conteúdo e introduzindo aperfeiçoamentos pontuais; e (ii) a "Minuta B", que propõe alterações de caráter acessório e complementar às alterações propostas por meio da "Minuta A".
As principais alterações propostas na "Minuta A" são:
- Aumento do Prazo para Divulgação de Participação Relevante: A proposta tem como intenção aumentar o prazo de divulgação de participação relevante por investidores que não tenham a intenção de influenciar o controle ou a estrutura administrativa da companhia. Dessa forma, foi sugerido prazo de 3 dias úteis para comunicação da referida aquisição em contraposição à divulgação imediata prevista atualmente na Resolução CVM n.º 44/21. Segundo a CVM, essa mudança busca reduzir os custos regulatórios de observância por parte dos investidores institucionais com estruturas operacionais complexas e que aumentam sua participação sem a intenção de influenciar o controle e a estrutura administrativa da companhia. Para os casos em que há a intenção de influenciar o controle e a estrutura administrativa da companhia será mantida a regra atual.
- Definição de "Comunicado ao Mercado": A principal novidade proposta pela CVM é a definição de "Comunicado ao Mercado". A proposta estabelece hipóteses exemplificativas para seu uso, tratando-se da primeira regulamentação que diferencia normativamente esse instrumento do fato relevante.
- Revisão e estruturação normativa: A nova redação da "Resolução CVM n.º 44/21" proposta na Minuta A do Edital não contempla inovações expressivas à forma como os temas são tratados atualmente, mas apresenta uma estrutura normativa mais clara e funcional, dividida em capítulos, seções e subseções, com linguagem compatível com os padrões das normas mais recentes da CVM. A proposta também aprimora a delimitação do escopo da norma, especificando de forma mais objetiva sua aplicabilidade a diferentes categorias de emissores.
As principais alterações propostas na "Minuta B" sãovoltadas à flexibilização dos prazos para envio de atas de reuniões da diretoria ou do conselho de administração em que se deliberem emissões de valores mobiliários, alinhando o regramento às práticas do mercado, à viabilidade da oferta e à decisão efetiva sobre a realização da oferta.
Para mais informações sobre a Consulta Pública SDM nº 01/25, acesse aqui.
Participe da Consulta Pública.
A participação de profissionais da comunidade jurídica, emissores, investidores e demais agentes do mercado é fundamental para o aperfeiçoamento do regime informacional das companhias abertas, contribuindo para um ambiente mais transparente, eficiente e aderente às melhores práticas regulatórias. Comentários e sugestões poderão ser enviados até 27 de junho de 2025, à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado, pelo e-mail conpublicasdm0125@cvm.gov.br.
* Este conteúdo contou com a colaboração dos estagiários João Pedro Pinha e Wignner Reis.
Visit us at mayerbrown.com
Mayer Brown is a global services provider comprising associated legal practices that are separate entities, including Mayer Brown LLP (Illinois, USA), Mayer Brown International LLP (England & Wales), Mayer Brown (a Hong Kong partnership) and Tauil & Chequer Advogados (a Brazilian law partnership) and non-legal service providers, which provide consultancy services (collectively, the "Mayer Brown Practices"). The Mayer Brown Practices are established in various jurisdictions and may be a legal person or a partnership. PK Wong & Nair LLC ("PKWN") is the constituent Singapore law practice of our licensed joint law venture in Singapore, Mayer Brown PK Wong & Nair Pte. Ltd. Details of the individual Mayer Brown Practices and PKWN can be found in the Legal Notices section of our website. "Mayer Brown" and the Mayer Brown logo are the trademarks of Mayer Brown.
© Copyright 2025. The Mayer Brown Practices. All rights reserved.
This Mayer Brown article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.