PRESS RELEASE
21 September 2023

KLA se manifesta a favor da garantia dos direitos LGBTI+

O KLA Advogados, um dos 190 signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, manifesta-se a favor da garantia dos direitos de pessoas LGBTI+, diante do recente debate...
Brazil

O KLA Advogados, um dos 190 signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, manifesta-se a favor da garantia dos direitos de pessoas LGBTI+, diante do recente debate na Câmara dos Deputados sobre a união entre pessoas do mesmo sexo.

Na última terça-feira, 19, a Comissão de Previdência e Família da Câmara tentou votar o Projeto de Lei 5167/2009, que na prática proíbe a união civil homoafetiva. Esse PL havia sido apensado ao Projeto de Lei 580/2007, que por sua vez assegura o contrato civil da união homoafetiva. Diante de intenso debate na Comissão, a votação foi adiada para a próxima quarta-feira (27), após a realização de audiência pública na terça-feira (26).

O tema, no entanto, já foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2011 equiparou a união estável entre pessoas de mesmo sexo à união heteroafetiva (ADI 4277 e ADPF 132). A decisão, por unanimidade no plenário do STF, fundamentou-se nos princípios constitucionais da igualdade, da liberdade e da dignidade da pessoa humana.

O KLA entende que a decisão do STF deve ser respeitada e vem manifestar sua posição contrária ao Projeto de Lei 5167/2009, que na sua visão representa um retrocesso e uma ofensa a direitos humanos arduamente conquistados.

Contributor

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More