PRESS RELEASE
9 May 2025

KLA Participa De Consulta Pública Do Novo Marco Do Saneamento

Contribuição foi enviada ao Governo Federal por meio da Comissão de Saneamento Básico do IBDRE (Instituto Brasileiro de Direito Regulatório), da qual o sócio Roberto Lambauer faz parte...
Brazil

Contribuição foi enviada ao Governo Federal por meio da Comissão de Saneamento Básico do IBDRE (Instituto Brasileiro de Direito Regulatório), da qual o sócio Roberto Lambauer faz parte

O sócio de Direito Público do KLA, Roberto Lambauer, participou da elaboração de mais de 50 sugestões de aprimoramento da minuta do decreto regulamentador da Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

As propostas foram encaminhadas pela Comissão de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Direito Regulatório (IBDRE), da qual Lambauer é integrante, ao lado dos advogados Nathalia Lima Barreto e Renato Otto Kloss.

A contribuição ocorreu no contexto da consulta pública promovida pelo Governo Federal, que recebeu mais de 1.220 manifestações de representantes da sociedade civil, empresas, entidades setoriais e especialistas da área.

O objetivo da Comissão foi assegurar que o texto final do decreto contemple soluções que promovam segurança jurídica, sustentabilidade econômica e eficiência regulatória para o setor.

Entre os principais pontos abordados por Lambauer estão o estabelecimento de critérios objetivos para a remuneração dos serviços de abastecimento de água, a obrigatoriedade de conexão dos usuários à rede pública de esgotamento sanitário, a previsão de cobrança mínima pela disponibilidade da infraestrutura e a preservação do equilíbrio econômico-financeiro na prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos.

O advogado também defendeu a adoção de mecanismos de resolução de disputas regulatórias, especialmente em áreas de prestação regionalizada.

A atuação da Comissão de Saneamento Básico reflete o compromisso do IBDRE com o desenvolvimento de propostas técnicas e jurídicas que contribuam com a melhoria da regulação no país. A expectativa é que as contribuições sejam consideradas na versão final do decreto, atualmente em fase de análise pelo Executivo.

Contributor

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More