ARTICLE
8 October 2021

STF Declara Inconstitucionalidade Da Incidência De IRPJ/CSLL Sobre A Taxa Selic Incidente Na Recuperação De Tributos

É importante notar, contudo, que embora o STF não tenha modulado os efeitos de tal decisão, isso ainda pode ser objeto de Embargos de Declaração pela União Federal.
Brazil Tax

O STF concluiu, na última sexta-feira, 24/09, o julgamento do Recurso Extraordinário nº 1.063.187, com repercussão geral (tema nº 962), fixando a tese de que “É inconstitucional a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos em razão de repetição de indébito tributário”.

A maioria dos ministros seguiu o entendimento do relator, Dias Toffoli, que ressaltou que “os juros de mora estão fora do campo de incidência do imposto de renda e da CSLL, pois visam, precipuamente, a recompor efetivas perdas, decréscimos, não implicando aumento de patrimônio do credor”.

Essa decisão representa uma importante vitória dos contribuintes, que defendiam a ilegitimidade dessa tributação, enquanto o entendimento majoritário dos demais Tribunais se mostrava desfavorável à tese.

É importante notar, contudo, que embora o STF não tenha modulado os efeitos de tal decisão, isso ainda pode ser objeto de Embargos de Declaração pela União Federal. Também é importante acompanhar eventuais manifestações e orientações internas da Receita Federal do Brasil sobre como se dará a aplicação da decisão nos procedimentos de fiscalização e autuação.

Enquanto não houver manifestação que oriente a atuação da RFB, e enquanto houver o risco de eventual pedido de modulação pela PGFN, os contribuintes ainda podem sofrer exigências de tal tributação, motivo pelo qual é importante avaliar o interesse em eventual ação judicial, para afastar tal risco ou para recuperar IRPJ e CSLL indevidamente pagos sobre juros.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More