ARTICLE
29 July 2025

Licença-maternidade e paternidade: prazos atualizados e o que pode mudar

Em regra, a legislação trabalhista assegura licença-maternidade de 120 dias e licença-paternidade de 5 dias. Para as empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã...
Brazil Employment and HR

Em regra, a legislação trabalhista assegura licença-maternidade de 120 dias e licença-paternidade de 5 dias. Para as empresas inscritas no Programa Empresa Cidadã, os prazos são de 180 dias (maternidade) e 20 dias (paternidade).

Contudo, em 2 de julho de 2025, foi publicada a Lei nº 15.156/2025, que alterou a CLT para prever, exclusivamente nos casos de nascimento, adoção ou guarda de criança com deficiência permanente decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika:
(i) licença-maternidade de 180 dias;
(ii) salário-maternidade de 180 dias; e
(iii) licença-paternidade de 20 dias.

A alteração já está em vigor e se aplica apenas à situação específica prevista em Lei.

Em relação à licença-paternidade, em dezembro de 2023, o STF reconheceu a omissão legislativa sobre o tema e fixou o prazo de 18 meses para que o Congresso editasse uma lei. Com o fim do prazo em julho de 2025, a Câmara aprovou a urgência do PL nº 3935/08, que propõe ampliar a licença-paternidade de 5 para 15 dias. O projeto ainda aguarda votação em plenário.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More