ARTICLE
8 October 2021

PGFN Edita Parecer Favorável Aos Contribuintes Em Relação À Inclusão Do ICMS Do Cálculo De Créditos De PIS/COFINS Na Aquisição De Insumos

Ainda, o documento afirma que eventual alteração na sistemática de creditamento do PIS/COFINS dependeria de alteração legislativa competente.
Brazil Tax

Como noticiamos recentemente, em julho a Receita Federal do Brasil (RFB) havia emitido o Parecer COSIT nº 10, afirmando que o ICMS deveria ser excluído do valor de aquisição de bens para fins de apropriação de créditos de PIS e COFINS, como uma forma de equalização da tributação, em decorrência do julgamento do RE 574.706 pelo STF.

Tal entendimento, porém, distorcia o que foi analisado e discutido em tal julgamento, no qual nunca se declarou que o ICMS não comporia o preço ou valor da mercadoria, mas tão somente que o ICMS não representa faturamento do vendedor.

Esse parecer havia sido submetido para análise de Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a qual recentemente emitiu o Parecer SEI nº 14.483/2021/ME, concluindo, porém, em linha contrária ao argumento da RFB, no sentido de que "não é possível, com base apenas no conteúdo do acórdão, proceder ao recálculo dos créditos apurados nas operações de entrada, porque a questão não foi, nem poderia ter sido discutida nos autos".

Nesse Parecer, a PGFN faz menção também ao Parecer SEI nº 12.943/2021, que teria sido editado especificamente para responder ao Parecer COSIT nº 10, e no qual a PGFN expressamente menciona que o entendimento da RFB "não apresenta sustentação no modelo de creditamento de PIS e COFINS, definido pelo artigo 195, § 12 da Constituição de 1988 e pelos arts. 2º e 3º das Leis n. 10.637/2002 e n. 10.833/2004".

Ainda, o documento afirma que eventual alteração na sistemática de creditamento do PIS/COFINS dependeria de alteração legislativa competente.

Tal Parecer representa um positivo posicionamento das Autoridades Fiscais, e caminha para uma racionalização da tributação e do contencioso judicial, observando a legalidade. Entendemos que por esse Parecer, muitas discussões e processos serão evitados.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More