COVID-19: Preparando Declarações De Contabilidade Durante A Crise

TG
TMF Group BV

Contributor

TMF Group experts work from 120 offices in 80+ jurisdictions, making sure that complex administrative tasks are done right and on time. From legal set-up and oversight to regulatory filings, accounting, tax and payroll, we look after our clients’ administrative burdens so they can focus on their businesses.
À medida em que a pandemia de coronavírus causa perturbações sem predecentes, o que as empresas precisam saber para estar em compliance em suas declarações finaceiras?
Netherlands Coronavirus (COVID-19)

À medida em que a pandemia de coronavírus causa perturbações sem predecentes, o que as empresas precisam saber para estar em compliance em suas declarações finaceiras?

O que aconteceu ao longo das últimas semanas e o que acontecerá nos próximos meses foi inesperado e ainda não é completamente compreendido.

A crise do coronavírus é em primeiro lugar uma tragédia humana, obviamente, mas ela também mexeu com cada aspecto do mundo moderno, inclusive causando perturbações sem precedentes aos negócios.

À medida em que os efeitos da pandemia continuam a se desenrolar, políticas de saúde, negócios e governamentais estão mudando rapidamente a fim de responder a estes efeitos, e isto está criando um campo minado para empresas quando se trata de preparar declarações financeiras.

Revisite, reconsidere, remodele

A maioria das organizações deve ter tudo pronto para fechar as contas de 2019, mas elas ainda devem avaliar o impacto da crise do coronavírus sobre seus negócios e pensar sobre quaisquer riscos ou incertezas, assim como quaisquer ações de mitigação que possam precisar ser inclusas em declarações.

As empresas devem considerar seguir os seguintes passos:

  • Avaliar se o C19 é um evento de ajuste ou de não-ajuste nas declarações financeiras de 2019.
  • Avaliar o impacto do C19 sobre estimativas e decisões inerentes aos relatórios financeiros.
  • Avaliar se as contas ainda precisam ser preparadas continuamente
  • Preparar declarações adequadas caso você avalie que o C19 é um evento material que não pode ser ajustado. As declarações devem incluir a natureza do evento, a estimativa do efeito financeiro, impacto no montante de ativos e passivos, impacto nas receitas, impacto em acordos de dívidas.
  • Avaliar se a audição será completada a tempo para enviar as declarações financeiras.

2020 é quando o maior impacto será sentido em termos de contabilidade, e as políticas precisarão ser reconsideradas devido ao C19. Uma variedade de ações terão que ser tomadas.

  • Validação de inventário: isto precisará de uma reavaliação se os acordos de compras tradicionais não forem mais válidos e as empresas precisarem encontrar novas maneiras de obter os bens de que precisam. Que efeito isso terá nos acordos que eu tenho?
  • Danos: É bastante provável que ativos passem a valer menos que no passado, então é importante avaliar as provisões necessárias em relação a isso.
  • Reconhecimento de receita: os princípios de reconhecimento de receita precisarão ser revisitados por causa das questões de coletivdade?
  • Volatilidade do comércio exterior: pergunte como isso aparecerá nas contas. Serão necessários instrumentos de cobertura adicionais para mitigar este risco?
  • Descontinuação das operações: o fechamento de qualquer parte dos negócios afetará as declarações de contabilidade?

Planejamento robusto

A lista acima não é exaustiva, e será necessário tomar passos para prever estes e outros muitos problemas.

Se ainda não o fizeram, as empresas devem criar uma força-tarefa para identificar as áreas mais afetadas pela situação. Este time deve ser multidisciplinar, já que esta questão não tem a ver somente com políticas de contabilidade, mas incorpora também um elemento legal, envolvendo contratos e cláusulas.

Estas forças-tarefa devem continuar a monitorar as partes afetadas da organização e mapear suas descobertas em relação a políticas de contabilidade, que podem ser cruciais no planejamento de futuros eventos de 'cisne negro'. Também é importante pensar sobre o acesso a documentos – qualquer empresa que não possua sistemas de gestão de documentos ou documentação eletrônica em todas as localizações onde opera deve considerar como lidará com isso.

A escala desta crise não tem precedentes, pelo menos em nosso tempo de vida, e o impacto completo e consequencias continuam desconhecidos. No entanto, o planejamento robusto e estar atualizado com os desenvolvimentos dará a você a melhor chance de começar com o pé direito.

Mantenha-se atualizado com esquemas governamentais de suporte a empresas – clique aqui para ler mais.

Se você precisar de esclarecimentos sobre quais suportes estão disponíveis para as suas operações, e de ajuda para elaborar as aplicações, entre em contato com nosso experts locais

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More