ARTICLE
21 November 2024

INPI passará a aceitar registro de marcas com slogans

Mudança do Instituto Nacional da Propriedade Industrial visa fortalecer o reconhecimento de marcas e incentivar o dinamismo no uso de elementos publicitários no mercado
Brazil Intellectual Property

Mudança do Instituto Nacional da Propriedade Industrial visa fortalecer o reconhecimento de marcas e incentivar o dinamismo no uso de elementos publicitários no mercado

Em reunião com usuários do sistema de marcas, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou, no dia 30 de outubro, que passará a aceitar pedidos de marca que incorporem elementos publicitários, tais como slogans.

A medida faz parte da nova interpretação que tem sido adotada pelo INPI em relação ao inciso VII do art. 124 da Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996). Com o novo entendimento, pedidos de registro serão indeferidos com base neste inciso somente quando for constatado, simultaneamente, que o sinal: (i) serve exclusivamente como propaganda e (ii) não possui função distintiva.

A atualização da nova edição do Manual de Marcas, prevista para o dia 27 de novembro de 2024, oficializará a nova interpretação e passará a permitir o registro de marcas com slogans em primeira instância. A mudança visa fortalecer o reconhecimento de marcas que desempenhem tanto a função distintiva quanto publicitária, incentivando o dinamismo no uso de elementos publicitários no mercado.

Esse anúncio marca o início de um processo contínuo de aprimoramento do sistema de registro de marcas pelo INPI, incluindo uma análise final dos efeitos da mudança em 2028.

A ação integra o projeto "Diálogo Permanente com as Partes Interessadas", destinado a promover a participação ativa dos usuários e a adequação dos serviços do INPI às expectativas e necessidades do mercado, em linha com o Objetivo 9 do Planejamento Estratégico 2023-2026, que visa o aprimoramento das práticas de governança e relacionamento institucional.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More