PRESS RELEASE
17 October 2025

Reforma tributária e lucro presumido são tema de artigo na Folha de S.Paulo

O sócio da área de Direito Tributário Felipe Omori e os advogados Matheus Barreto e Gabriel Soriano assinam artigo publicado na Folha de SP sobre os possíveis reflexos da reforma...
Brazil

Sócio e advogados da área Tributária do KLA analisam como o IBS e a CBS podem impactar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL após a reforma tributária; clique para ler o texto completo na Folha

O sócio da área de Direito Tributário Felipe Omori e os advogados Matheus Barreto e Gabriel Soriano assinam artigo publicado na Folha de SP sobre os possíveis reflexos da reforma tributária no regime do lucro presumido.

O texto destaca que a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substituirão tributos atuais e serão cobrados por fora a partir de 2027, pode gerar questionamentos sobre a inclusão desses valores na base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

A lógica dos novos tributos e o mecanismo do split payment, que direciona automaticamente os valores à Receita sem transitar pelas contas das empresas, reforçam o argumento de que o IBS e a CBS não devem ser considerados como receita bruta.

A eventual inclusão desses tributos na base de cálculo poderia elevar artificialmente a carga tributária e gerar distorções concorrenciais, além de contrariar os princípios da capacidade contributiva e da coerência do sistema tributário.

Diante desses impactos, a questão tende a ser judicializada, com a possibilidade de revisão de entendimentos já consolidados no STJ e no STF sobre o tema.

Clique aqui para ler o artigo completo publicado na Folha.

Contributor

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More