ARTICLE
9 January 2018

Norma Coletiva sobre Contribuição Sindical Patronal após Reforma Trabalhista

De acordo com os Artigos 578 e 587 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), alterados pela Reforma Trabalhista, a contribuição sindical tornou-se facultativa para os empregados e para os empregadores.
Brazil Employment and HR

De acordo com os Artigos 578 e 587 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), alterados pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), a contribuição sindical tornou-se facultativa para os empregados e para os empregadores. Apesar disto, alguns sindicatos, como no caso do setor metalúrgico, firmaram convenções coletivas de trabalho prevendo a obrigatoriedade do pagamento de contribuição sindical patronal com base no princípio do negociado sobre o legislado previsto no Artigo 611-A da CLT. Tal medida pode indicar uma tendência em negociações coletivas futuras.

O assunto é controverso diante da ambiguidade da lei.

Nosso time trabalhista está à disposição para maiores informações ou assistência no assunto.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More