PRESS RELEASE
2 September 2025

Ambiente de trabalho do KLA é citado no jornal Estadão

Reportagem reúne empresas na Avenida Faria Lima que trazem desde espaços colaborativos e sem paredes, como o KLA...
Brazil

Reportagem reúne empresas na Avenida Faria Lima que trazem desde espaços colaborativos e sem paredes, como o KLA, até sala de cinema em outras corporações; o sócio Mário Fioratti dá entrevista

Em entrevista ao jornal Estadão, o sócio de Direito Societário do KLA Mário Fioratti comentou as mudanças implementadas no escritório em São Paulo após a reforma pós-pandemia, em 2022. A atualização do espaço trouxe uma transformação significativa na forma de ocupação: as salas privativas foram eliminadas e deram lugar a mesas compartilhadas, em um modelo que privilegia a proximidade e reduz barreiras hierárquicas.

"Acabamos com esse modelo. Hoje, na mesma mesa, sentam desde o estagiário até o sócio fundador", conta Mário, que integra o Comitê de Lazer e Bem-Estar do KLA.

O Estadão falou com outras empresas, como Databricks, Heineken e Shopee, que vêm investindo em escritórios "com cara de hotel" para atrair profissionais em regime híbrido. Esses espaços oferecem serviços de bem-estar, áreas de descompressão e ambientes de convivência, que vão de bares com chope a cabines de jogos e serviços de manicure.

No KLA, que inovou com escritório "open space" no meio jurídico, onde ainda predominam salas privativas para sócios, o projeto arquitetônico da reforma buscou reforçar a colaboração e a integração entre profissionais de diferentes níveis, eliminando as antigas salas.

Para Mário Fioratti, a mudança representou mais do que uma atualização arquitetônica: foi também uma mudança cultural. Ao abolir a divisão física entre estagiários, advogados e sócios, o escritório buscou fortalecer a horizontalidade das relações e criar um espaço de trabalho mais integrado. "A proposta foi aproximar as pessoas e permitir que a colaboração aconteça de forma natural", destacou ele.

Além disso, o espaço de convivência comum reúne integrantes no dia a dia para cafés e conversas mais descontraídas, além de servir mensalmente para o happy hour entre todos os times do escritório.

Clique aqui para ler a reportagem completa do Estadão.

Contributor

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More