ARTICLE
28 May 2025

Compra de imóveis no exterior exige estruturação patrimonial estratégica, aponta sócia

Em reportagem do jornal Estadão, Vera Helena Cardoso destaca cuidados jurídicos e sucessórios essenciais para brasileiros que investem em propriedades fora do País
Brazil Family and Matrimonial

Em reportagem do jornal Estadão, Vera Helena Cardoso destaca cuidados jurídicos e sucessórios essenciais para brasileiros que investem em propriedades fora do País

A sócia de Gestão Patrimonial, Direito de Família e Sucessões do KLA Vera Helena Cardoso foi uma das fontes ouvidas pelo jornal Estadão em reportagem sobre o crescente interesse de brasileiros na compra de imóveis de alta renda no exterior. A advogada explicou como questões sucessórias, fiscais e de responsabilidade civil devem ser consideradas na hora de adquirir uma propriedade fora do Brasil.

Segundo Vera Helena, a análise jurídica deve ser feita caso a caso, avaliando se a compra será realizada por pessoa física, jurídica ou por meio de uma estrutura offshore.

"Na maior parte dos casos, a pessoa jurídica faz mais sentido porque ela uniformiza a questão sucessória do bem. Então, eu consigo criar um instrumento sucessório que facilita a transmissão para a próxima geração e geralmente também cria uma eficiência tributária", afirma.

A especialista chama atenção para o risco de tributação sobre herança em países como os Estados Unidos, onde o imposto pode chegar a 40%. "A estrutura em paraísos fiscais também evita a tributação de herança", explica.

Vera também destacou a importância de avaliar a legislação local, especialmente no que diz respeito à responsabilidade do proprietário. "Proprietários de imóveis nos Estados Unidos são responsáveis em caso de acidentes com prestadores de serviços, como um pedreiro caindo do telhado, o que dá grande importância para um seguro residencial para proteger o patrimônio de imprevistos."

Clique aqui para acessar a reportagem completa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More