ARTICLE
6 August 2018

7 Dias No Poder (74ª Edição) - Informativo Da Equipe De Relações Governamentais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Na última quinta-feira (21), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL nº 1.428/1999, de autoria do Poder Executivo ...
Brazil Transport

Destaques da Última Semana

Câmara aprova marco regulatório do transporte de cargas

Na última quinta-feira (21), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL nº 1.428/1999, de autoria do Poder Executivo, ao qual estavam apensados uma série de projetos de lei que alteram a legislação de trânsito brasileira. Entre eles, encontra-se o PL nº 4.860/2016, da deputada Christiane de Souza Yared (PR- RR), cujo relatório final, apresentado na forma de substitutivo pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), propõe a regulamentação de questões relacionadas ao frete, ao seguro, às relações contratuais e às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

O texto substitutivo do deputado Marquezelli incorpora, ainda, a Medida Provisória nº 833/2018, que trata da isenção da cobrança de pedágio para caminhões com eixos suspensos. A MP foi uma das respostas dadas pelo governo Temer para encerrar a greve dos caminhoneiros, que gerou uma série de impactos negativos na economia e na distribuição de alimentos e combustíveis ao redor do país.

No aspecto trabalhista, o relator propôs que eventuais subcontratações de transportadores autônomos de cargas (TAC) não serão caracterizadas como relações de trabalho, não se aplicando, portanto, a legislação trabalhista, ainda que o serviço prestado seja de forma periódica e com remuneração determinada. O TAC subcontratado, neste caso, recebe a denominação de "agregado". Se o serviço prestado pelo caminhoneiro autônomo não possuir exclusividade com o contratante, é então chamado de "independente".

O texto do PL aprovado pela Câmara segue agora ao Senado Federal, onde poderá ser apreciado pelas comissões temáticas permanentes e, posteriormente, deverá ser deliberado no Plenário. Se o texto recebido da Câmara for aprovado pelo Plenário do Senado, o PL seguirá, então, ao presidente da República para sanção ou veto.

To view the full article, please click here

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More