ARTICLE
6 August 2018

7 Dias no Poder (76ª edição) - Informativo da equipe de Relações Governamentais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (04/07), o PL nº 8.939/2017, de autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que autoriza a Petrobras a vender, a outras...
Brazil Energy and Natural Resources

Câmara aprova projeto que autoriza a Petrobras a transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (04/07), o PL nº 8.939/2017, de autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que autoriza a Petrobras a vender, a outras petroleiras, até 70% de seus direitos de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida onerosamente pela União.

Nessas áreas, a Petrobras paga atualmente 10% de royalties pela exploração do petróleo, que será o mesmo montante devido pelas petroleiras que adquirirem os direitos de exploração da estatal, caso a matéria venha a ser sancionada como Lei, após a análise do Senado Federal.

Os defensores do projeto sustentam que a possibilidade de cessão dos direitos de exploração sobre o pré-sal dinamizará as atividades da Petrobras, e poderá trazer quantias consideráveis aos cofres públicos. Os parlamentares que são contra alegam que o patrimônio nacional será entregue às petrolíferas internacionais sem a devida compensação.

O relator da matéria, deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), ex-ministro de Minas e Energia, propôs a alteração na Lei nº 12.276/2010, que autorizou a União a repassar um campo do pré-sal na Bacia de Campos (SP) à Petrobras. A cessão desse campo é limitada a 5 bilhões de barris de petróleo, e o que for excedente a esse montante será licitado sob regime de partilha de produção, após a revisão do contrato original. Estima-se que existam entre 6 a 15 bilhões de barris de petróleo na área.

A matéria seguiu ao Senado Federal, onde deve ser deliberada. Se o texto for aprovado sem modificações, a matéria seguirá ao presidente da República para sanção ou veto.

To view the full article click here.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More