ARTICLE
4 March 2025

Head de Inteligência Artificial comenta impacto da IA em escritórios de advocacia

Reportagem detalha estratégia de escritórios para a implementação de IA, com foco em governança digital e treinamentos para adaptação da equipe
Brazil Technology

Reportagem detalha estratégia de escritórios para a implementação de IA, com foco em governança digital e treinamentos para adaptação da equipe

Em entrevista à 17ª edição da revista Debate Imobiliário, do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, Ana Carolina Cesar, head do KLAI, o hub de Inteligência Artificial do KLA, discute o impacto da inteligência artificial (IA) no setor jurídico e como o escritório tem conduzido a implementação dessas tecnologias.

No KLA, a integração da IA tem sido realizada de maneira estratégica e com a cautela necessária para garantir a eficácia e segurança das ferramentas, afirma ela. Para isso, foi criado o KLAI, um hub específico para a governança da inteligência artificial, desenvolvido para apoiar os clientes na utilização dessas soluções de maneira eficiente e responsável.

Segundo Ana Carolina, o escritório adota uma abordagem gradual, iniciando com a realização de testes rigorosos para avaliar a precisão das ferramentas antes de sua adoção em larga escala.

"Pode haver prova de conceito em tarefas repetitivas ou em análises preditivas. Nesse processo, é feita uma interação constante e intensa com os fornecedores dos sistemas para entender as peculiaridades de cada etapa, as falhas das respostas e os acertos", explica a especialista na reportagem. Esses testes têm o objetivo de garantir que as ferramentas atendam aos padrões de qualidade e precisão exigidos pelo escritório.

Apesar dos avanços no uso da inteligência artificial, o KLA ainda não utiliza a tecnologia para a análise e validação de documentos em auditorias, pois as soluções disponíveis no mercado ainda não atendem aos critérios exigidos. "Ainda não identificamos uma solução com parâmetros de precisão adequados aos nossos critérios, o que limitou as opções disponíveis", afirma Ana Carolina.

Essa é uma tendência crescente no setor jurídico, que vem adotando soluções de IA para otimizar processos e aumentar a eficiência operacional. No Direito Imobiliário, por exemplo, a tecnologia pode ser aplicada na revisão de contratos, na realização de due diligence em propriedades e na verificação de conformidade legal de documentos.

No entanto, como ressaltado por Ana Carolina, a adaptação dos profissionais à nova tecnologia é um processo complexo que exige tempo e esforço. O KLA tem se preparado para esse desafio por meio de uma abordagem estruturada, que envolve não apenas a implementação da IA, mas também a criação de uma cultura interna que valoriza a governança digital e o uso ético das novas ferramentas.

Clique aqui para ler a entrevista completa.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More