O Código Civil completou 20 anos em 2022 e o debate sobre a categorização dos animais no Direito brasileiro ainda é um desafio. Nele, o status dos animais passou de "coisa" para "bem", mas na prática, o regime jurídico ainda é de objeto.

Em entrevista ao blog do Fausto Macedo, no Estadão, a head de Direito Ambiental do KLA,  Letícia Marques, tratou sobre a jurisprudência da discussão e afirmou que STF e STJ caminham para o reconhecimento do direito dos animais.

"O Poder Judiciário começou a perceber que a tutela do animal como coisa ou bem não é mais suficiente para dar resposta jurídica para os casos nos tempos atuais", afirma. "O que mudou de 1988 para cá é a percepção de que os animais têm valor intrínseco, independente da utilidade que eles tenham para o ser humano".

Especialista no tema, Letícia abordou ainda que as primeiras decisões neste sentido começaram no Direito de Família, quando era preciso decidir sobre a tutela de pets em processos de divórcio.

Outro ponto discutido foi sobre a possibilidade de admitir animais no polo ativo dos processos, como parte da ação judicial.

Para conferir a matéria completa, clique  aqui.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.