ARTICLE
15 January 2018

Gestão De Barragens Ganha Novos Regulamentos

Em dezembro, diversos Estados estabeleceram novas obrigações e prazos para a gestão de barragens sob sua fiscalização.
Brazil Environment

 Em dezembro, diversos Estados estabeleceram novas obrigações e prazos para a gestão de barragens sob sua fiscalização. Foram definidos conceitos, conteúdo mínimo, nível de detalhamento, bem como a periodicidade de execução e atualização de instrumentos como a Matriz de Classificação de Categorias de Risco e Dano Potencial Associado, o Plano de Segurança da Barragem, as Inspeções de Segurança Regular e Especial, a Revisão Periódica de Segurança de Barragem e o Plano de Ação de Emergência.

O conteúdo acima mencionado foi objeto da Resolução nº 99/17 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Mato Grosso, da Portaria nº 58/2017 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) de Sergipe, da Portaria nº 483/17 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Portaria nº 2747/17 da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Ceará. A última norma estabeleceu também o bacias hidrográficas cearenses, exceto as que tenham por finalidade aproveitamento hidrelétrico.

Por fim, no Espírito Santo, a Lei Complementar nº 881, publicada em 27 de dezembro, estabeleceu o Programa Estadual de Segurança e Eficiência de Barragens PESB, com o objetivo de garantir os padrões de segurança e eficiência das barragens. Em 2 de janeiro, foram publicadas também as Instruções Normativas nº 20 e 21 do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). A Instrução Normativa nº 20/2018 do IDAF trata do licenciamento ambiental de barragens, indicando os estudos ambientais a serem apresentados dependendo do enquadramento da barragem e os procedimentos relacionados à alteração, ampliação e encerramento de barragens já licenciadas, bem como os critérios técnicos para regularização. A Instrução Normativa nº 21/2018, por sua vez, instituiu o procedimento para dispensa de licenciamento.

O não cumprimento das obrigações estabelecidas pode levar às diferentes sanções previstas nas normas aplicáveis, tais como revogação de outorga, descosmissionamento e demolição da barragem.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More