ARTICLE
9 August 2022

Ao Valor Econômico, Filipe Magliarelli Trata Sobre PL Que Quer Mudar Legislação Anticorrupção

O sócio de Compliance & Investigações, Filipe Magliarelli, analisou o tema em entrevista e discorreu sobre dois dispositivos do projeto.
Brazil Criminal Law

O jornal Valor Econômico publicou neste domingo (07) matéria que trata do projeto de lei que pretende alterar a Lei Anticorrupção para evitar que empresas brasileiras sejam prejudicadas pelo "lawfare".

O sócio de Compliance & Investigações, Filipe Magliarelli, analisou o tema em entrevista e discorreu sobre dois dispositivos do projeto.

Um deles, por exemplo, determina que é nula qualquer operação societária realizada três anos depois de a empresa ser punida pela Lei Anticorrupção ou firmar acordo de leniência. "Além de ser um dispositivo muito genérico, às vezes, essa operação societária seria a única solução, após o custo da leniência ao caixa e à imagem da empresa", comentou Filipe.

Já o segundo dispositivo abordado durante a entrevista prevê que se a empresa fecha acordo com órgão público e paga multa, haverá presunção de que ela já ressarciu o dano: "Mas, muitas vezes, são penas diferentes, uma é da esfera administrativa, como a referente a acordo de leniência, e outra é civil, por danos materiais ou morais. Tecnicamente, uma não exclui a outra".

Para conferir a entrevista na íntegra (para assinantes), clique aqui.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More