ARTICLE
8 January 2024

Publicada MP que limita compensação tributária e restringe benefícios do Perse

KL
KLA Advogados

Contributor

Founded on May 13th, 2002, in São Paulo, KLA has in its DNA the commitment to go beyond the services provided by traditional law firms and build long-term partnerships with its clients. KLA values a collaborative and development-oriented culture, investing in its professionals at every stage of their careers. The firm maintains a horizontal and barrier-free structure, where partners, lawyers, and interns sit side by side, engaged in a constant exchange of knowledge.
Foi publicada, nesta sexta-feira (29), a Medida Provisória nº 1.202/2023, que traz importantes alterações tributárias. Por se tratar de MP...
Brazil Tax
KLA Advogados are most popular:
  • within Transport, Consumer Protection, Food, Drugs, Healthcare and Life Sciences topic(s)
  • in Europe

Foi publicada, nesta sexta-feira (29), a Medida Provisória nº 1.202/2023, que traz importantes alterações tributárias. Por se tratar de MP, a norma tem força de lei e deve ser votada pelo congresso no prazo de 120 dias, sob pena de perda de eficácia.

O primeiro ponto controverso diz respeito à limitação das compensações de créditos tributários reconhecidos judicialmente. Nestes casos, o contribuinte ajuíza uma ação e obtém o direito de compensar tributo indevidamente pago, configurando um crédito tributário contra o Fisco.

Segundo o texto da MP, passará a haver um limite mensal para compensação deste crédito tributário, que será definido em ato do Ministério da Fazenda. A norma estabelece, ainda, que este limite:

  • Será graduado em função do total do crédito;
  • Não poderá ser inferior a 1/60 (um sessenta avos) do valor total;
  • Não será aplicável aos créditos de valor inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).

A princípio, seria possível questionar judicialmente a limitação legal, inclusive por ofensa à própria decisão judicial que reconheceu o direito à compensação, violando a coisa julgada e gerando enriquecimento sem causa do Estado.

Outro ponto de interesse da MP diz respeito à extinção gradual dos benefícios fiscais instituídos pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

O programa em questão foi aprovado por meio da Lei nº 14.148/2021 e previa a redução a zero das alíquotas de IRPJ, CSLL, PIS e Cofins de empresas do setor de eventos, como hotéis, bares e restaurantes.

A lei anterior estabeleceu que o benefício teria duração de cinco anos, mas o texto da MP determina que o recolhimento dos tributos deverá ser gradualmente retomado, de modo que a CSLL, o PIS e a Cofins serão novamente devidos a partir de abril de 2024, e o IRPJ deverá ser restabelecido a partir de janeiro de 2025.

A revogação dos benefícios, contudo, também pode ser questionada perante o Judiciário, uma vez que a MP viola o direito adquirido e a segurança jurídica.

Por fim, a MP trata ainda da reoneração da folha de pagamentos de determinados setores da economia, como uma alternativa à CPRB, que também foi revogada pela mesma MP, a partir de 1º de abril de 2024. Trata-se de tema polêmico, que poderá enfrentar resistência no Congresso.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

[View Source]

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More