ARTICLE
17 January 2019

7 Dias no Poder (86ª edição) - Informativo da equipe de Relações Governamentais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Na última semana, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 31/2018, originário da Medida Provisória nº 851/2018, que autoriza a Administração Pública a firmar instrumentos
Brazil Government, Public Sector

Destaques da última semana

MP do financiamento de instituições de interesse público com recursos privados é aprovada pelo Congresso Nacional

Na última semana, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 31/2018, originário da Medida Provisória nº 851/2018, que autoriza a Administração Pública a firmar instrumentos de parceria e termos de execução de programas, projetos e demais finalidades de interesse público com organizações gestoras de fundos patrimoniais.

Na prática, a medida criou um marco regulatório para a captação de recursos privados que servirão para o financiamento de projetos em instituições de interesse público, como as universidades, em âmbito federal, estadual, municipal e distrital.

A medida foi uma das respostas do Governo Federal à tragédia do incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 02 de setembro deste ano.

O Museu, que completou 200 anos em 2018, teve seu acervo quase totalmente consumido e divulgou, após o acidente, que enfrentava dificuldades financeiras para a manutenção e preservação dos objetos abrigados.

Os fundos patrimoniais, que receberão as doações privadas e farão investimentos no mercado financeiro, poderão servir como ferramentas de financiamento a longo prazo para as instituições de interesse público, por meio de parcerias, programas e projetos nas áreas de educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, cultura, saúde, meio ambiente, assistência social, desporto, segurança pública e direitos humanos.

A matéria havia sido aprovada na segunda-feira (10) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, na forma do Substitutivo apresentado pela relatora, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).

Na quarta (13), o texto foi lido e deliberado no Plenário do Senado Federal, tendo sido remetido à sanção do presidente Temer ainda naquele dia.

O presidente tem 15 dias úteis para sanção ou veto, total ou parcial, do texto aprovado pelas Casas do Congresso Nacional, tendo em vista que a redação original da MP foi modificada durante o seu trâmite perante o Poder Legislativo.

Comissão do Senado aprova a Reforma do Código Comercial

A Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial (CCC), do Senado Federal, aprovou, na última terça-feira (11/12/2018), nos termos do relatório e do substitutivo apresentados pelo relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), o PLS nº 487/2013, que dispõe sobre a reforma do Código Comercial.

A proposição, que foi elaborada por um grupo de juristas e apresentada pelo então presidente do Senado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disciplina a organização e a exploração de empresas nas áreas de direito societário, contratual, cambial e comercial marítimo. Entre outros pontos da proposição aprovada, merecem destaque os seguintes:

  1. vedação da aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas relações comerciais entre empresários;
  2. seção específica sobre o comércio eletrônico;
  3. possibilidade de os Estados e o Distrito Federal criarem varas e câmaras especializadas nas matérias de direito comercial ou empresarial, cabendo ao Poder Judiciário estabelecer os critérios de instalação;
  4. não obrigatoriedade do registro contábil em meio físico, abrindo a possibilidade de ser feito em meio eletrônico;
  5. definição e punição à concorrência desleal; e
  6. livro específico para tratar do Direito Comercial Marítimo.

Agora, a matéria será analisada pelo Plenário do Senado Federal.

Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprova projeto que institui procedimentos de controle e fiscalização nas entidades fechadas de previdência complementar e projeto que institui benefícios tributários para os insumos e equipamentos utilizados no SUS

Na última quarta-feira (12/12/2018), a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nos termos do parecer e substitutivo do relator, deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), o PL nº 4.798/16, que altera a Lei nº 12.154/09, que cria a Superintendência

Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), para, entre outros pontos, introduzir parâmetros adicionais de controle e de transparência nas atividades de supervisão e normatização das entidades fechadas de previdência complementar.

Agora, a matéria será analisada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

A CSSF também aprovou, na mesma data, nos termos do parecer do relator, deputado Juscelino Filho (DEMMA), o PL nº 10.165/2018, que altera a Lei nº 8.032/1990, que dispõe sobre a isenção ou redução de impostos de importação, para isentar de impostos a importação de equipamentos e insumos sem produção nacional utilizados no atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quando a indústria produtora tiver investimentos em pesquisa, desenvolvimento ou inovação no território brasileiro. A matéria será́ encaminhada à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) para deliberação.

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova PL que trata da não incidência do ICMS no adicional de energia das bandeiras tarifárias

Na última segunda-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou o parecer do relator, deputado Hildo Rocha (PMDBMA), favorável ao projeto de lei complementar (PLP) nº 62/2015, de autoria do deputado Fabio Garcia (PSB-MT), que prevê a não incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no adicional de energia cobrado por ocasião das bandeiras tarifárias de energia elétrica. Com a aprovação pela CCJC, o projeto seguirá para a votação pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprova PL que cria o cadastro telefônico de proibição de oferta e rejeita o PL que acaba com a fidelização de consumidores de telefonia

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou, na última terça-feira (18/12/2018), o parecer do relator, deputado Professor Pacco (PODE-DF), favorável ao PL nº 9.615/2018, que autoriza a criação do cadastro telefônico de proibição de oferta, a ser implementado pelos órgãos públicos de defesa do consumidor. O projeto, de autoria do senador Lasier Martins (PSDRS), prevê que o consumidor que desejar incluir seus dados no referido cadastro não poderá receber oferta de produto ou serviço por telefone ou mensagem de texto. Com a aprovação, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

Já na quarta-feira (19/12/2018), a CCTCI decidiu por rejeitar o PL nº 4.379/2016, de autoria do deputado Flavinho (PSB-SP), que prevê alterações no Código de Defesa do Consumidor no intuito de estabelecer condições para a cobrança de tarifas de planos póspagos e a obrigatoriedade de reembolso de créditos não utilizados de planos pré-pagos, em caso de rescisão de contrato de prestação de serviços de telecomunicações. Segundo o parecer apresentado pelo relator na CCTCI, o deputado Roberto Alves (PRBSP), o PL visa eliminar a possibilidade da utilização do instituto de fidelização por parte das operadoras de telecomunicações, o que pode ser prejudicial aos consumidores e, por isso, a proposição legislativa não deve prosperar. O projeto segue agora para a análise por parte da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

To read the full article click here

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More