ARTICLE
3 January 2019

Comissão aprova transparência para estatais

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou na terça-feira (19) um projeto (PLS 155/2018)
Brazil Corporate/Commercial Law
To print this article, all you need is to be registered or login on Mondaq.com.

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou na terça-feira (19) um projeto (PLS 155/2018) que determina a divulgação anual por empresas públicas ou sociedade de economia mista de uma carta, demonstrando o compromisso das atividades da empresa com políticas públicas.

O autor da proposta, o senador Roberto Muniz (PP-BA), afirma que a publicação dessas informações é necessária para atender o artigo 173 da Constituição Federal e defende ainda que a avaliação pelos órgãos governamentais é importante para que decisões como o fechamento de plantas e subsidiárias, sejam tomadas considerando os impactos sociais.

Ele cita o exemplo das Fafens. "Com o encerramento das atividades da Fafen-BA, o abastecimento do mercado de ureia fertilizante será feito por importação — o que impacta na forma produtiva das companhias misturadoras de adubo. Ou seja, uma decisão da estatal possui impacto socioeconômico amplo e profundo, sendo, portanto, mais que uma decisão de custo benéfico financeiro, mas uma decisão de políticas públicas" disse.

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) também é favorável à aprovação do projeto, afirmando que esse tipo de autonomia faz parte das características das estatais. O projeto vai agora para a Secretaria Legislativa do Senado Federal.

Fonte: Revista Brasil Energia

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

ARTICLE
3 January 2019

Comissão aprova transparência para estatais

Brazil Corporate/Commercial Law
Contributor
See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More