ARTICLE
24 October 2019

Decreto presidencial concede ao Banco Central soberania sobre capital estrangeiro em instituições financeiras brasileiras

Em 27 de setembro de 2019, o presidente do Brasil publicou o Decreto nº 10.029 de 26 de setembro de 2019, autorizando o Banco Central do Brasil ("BACEN")
Brazil Finance and Banking

Em 27 de setembro de 2019, o presidente do Brasil publicou o Decreto nº 10.029 de 26 de setembro de 2019, autorizando o Banco Central do Brasil ("BACEN") a reconhecer, como de interesse do governo brasileiro:

  1. a instalação no Brasil de novas agências de instituições financeiras estrangeiras; e
  2. o aumento do percentual de participação de não residentes no capital de instituições financeiras com sede no Brasil.

Até então, com exceção das Sociedades de Crédito Direto e das Sociedades de Empréstimo entre Pessoas conhecidas como Instituições Fintechs, a participação de capital estrangeiro dependia da edição de decreto presidencial específico autorizando essa participação em instituições financeiras brasileiras. As Instituições Fintechs já haviam recebido autorização em branco para o recebimento de capital estrangeiro por meio do Decreto nº 9.544 de 29 de outubro de 2018.

Essa medida visa simplificar o processo de obtenção de autorização para investimentos na indústria financeira brasileira, promovendo a política do Governo Brasileiro de fomentar a concorrência nos serviços financeiros.

Nosso time está à disposição para fornecer mais detalhes e esclarecer quaisquer dúvidas a respeito.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More