Devido a sua proximidade com os EUA, grande capacidade produtiva, força de trabalho qualificada, eficiência econômica, adaptabilidade da cadeia de abastecimento e acordos comerciais abrangentes, o México está liderando o movimento por novos investimentos em nearshoring (a prática de estabelecer ou mover operações comerciais terceirizadas para perto dos mercados domésticos). No entanto, as empresas precisam lidar com algumas complexidades ao transferirem operações terceirizadas para o país.

Por diversos motivos econômicos e geopolíticos, a tendência aparentemente incontrolável de terceirizar a produção e outras atividades comerciais para a Ásia – especialmente para a China – diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o crescimento comercial entre México e os EUA reduziu custos, amentou a qualidade e tornou a prática de nearshoring no México uma opção bastante atrativa, por vezes excepcional, para muitas empresas – inclusive as que possuem sede na Ásia.

De acordo com um estudo de julho de 2022 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o nearshoring poderia gerar US$ 78 bi anuais em exportações suplementares de bens e serviços na América Latina e no Caribe a curto e médio prazo. O México seria, seguramente, o maior beneficiário, com previsão de US$ 35,3 bi adicionais somente em exportações anuais de mercadorias.

Características atrativas do nearshoring do México

Existem cinco principais características que colocam o México em destaque quando se trata de atrair novos investimentos em nearshoring:

1. Proximidade com os EUA

A proximidade geográfica do México com os EUA, um dos maiores mercados consumidores do mundo, é um claro atrativo para empresas de nearshoring. Cadeias de abastecimento mais curtas resultam em reduções de custos de transporte, menores tempos de resposta e maior eficiência operacional. Como membro do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), o México oferece acesso à isenção de impostos aos mercados estadunidenses e canadenses às empresas, aumentando a competitividade e permitindo economia de custos.

2. Mão de obra qualificada

O México possui uma força de trabalho abundante e qualificada, principalmente nos setores produtivos e de engenharia. O país possui uma importante tradição de educação técnica, com universidade e escolas profissionalizantes formando profissionais adequados para o setor produtivo de alto valor, especialmente nos setores automotivo, aeroespacial, eletrônico e de dispositivos médicos. A disponibilidade de uma força de trabalho bilíngue é outra vantagem, uma vez que isso facilita a comunicação e a colaboração contínuas com os colaboradores ao norte da fronteira.

3. Custo-benefício

O nearshoring para o México oferece vantagens de custo em relação aos polos de terceirização na Ásia. Ainda que os salários possam ser mais altos no México do que em alguns países asiáticos, eles permanecem significativamente mais baixos do que nos EUA. Combinado com custos de transporte mais baixos, o nearshoring para o México pode gerar economias substanciais. O país também oferece imóveis e serviços públicos acessíveis (embora haja dúvidas sobre como o país atenderá, a curto prazo, à demanda crescente por novas instalações e por energia).

4. Adaptabilidade da cadeia de abastecimento

A pandemia da Covid-19 e o início da guerra na Ucrânia expuseram vulnerabilidades nas cadeias de abastecimento globais, levando as empresas a reavaliarem suas estratégias de abastecimento. Para empresas com mercados importantes na América do Norte, o México se apresenta como uma alternativa adaptável para locais distantes – reduzindo os riscos associados a interrupções de trânsito, barreiras comerciais ou instabilidade geopolítica. O nearshoring para o México permite que as empresas estabeleçam cadeias de abastecimento mais ágeis e responsivas, permitindo uma entrega mais rápida de produtos, custos de estoque reduzidos e maior satisfação do cliente.

5. Potencialidades em diferentes setores

O México estabeleceu potencialidades em diversos setores de alto valor agregado – incluindo automotivo, eletrônico, aeroespacial e de dispositivos médicos – que o tornam um destino de nearshoring atrativo para empresas destes setores. Além disso, a tecnologia da informação e a terceirização de processos de negócios (business process outsourcing – BPO) estão crescendo rapidamente no país, impulsionados por uma mão de obra altamente qualificada e pelas crescentes demandas por desenvolvimento de software, suporte ao cliente e serviços administrativos. A indústria criativa do México, incluindo a de produção de filmes, animações e mídias digitais, também representa oportunidades interessantes para o nearshoring, potencializando a diversidade cultural e o talento artístico do país.

A complexidade corporativa ainda representa desafios

Apesar de todas as vantagens como destino de nearshoring, o México possui alguns importantes desafios em termos de complexidade de seu ambiente corporativo. O país ocupa a 4ª posição no Índice Global de Complexidade Corporativa 2023 da TMF Group, o que o torna uma das jurisdições mais complexas do mundo para se fazer negócios.

O principal motivo para a alta complexidade do México é seu elevado número de processos obrigatórios. Há, por exemplo, muitos requerimentos em vigor que solicitam encontros presenciais, o que representa desafios para negócios internacionais com diretores seniores que residem fora do país. Saber com quais responsáveis falar e o momento em que este contato deve ocorrer pode não ser claro.

Há também muitas regras aparentemente "não escritas" para se fazer negócios no México, a legislação é, por vezes, pouco clara ou aberta a interpretações. Um exemplo recente disto é a atualização das regras sobre Beneficiários Finais (Ultimate Beneficial Owner – UBO) do México introduzidas em 2022. Quando a nova lei foi aprovada, havia falta de clareza sobre qual documentação era necessária para a constituição de uma empresa. No entanto, os notários que aprovam negócios sem a documentação correta estão sujeitos a expressivas multas e sanções. Isso significa que eles geralmente adotam uma abordagem que visa evitar riscos para assinar documentos necessários, tornando o processo de constituição de um negócio um desafio para muitas empresas.

À medida que as empresas buscam otimizar suas operações globais por meio do nearshoring, o México oferece excelentes oportunidades em diversos setores, posicionando-se como um parceiro estratégico para empresas que buscam aumentar a competitividade e a lucratividade. No entanto, seu cenário corporativo altamente complexo indica que as empresas precisam tomar precauções adicionais ao se estabelecerem no país.

A segunda parte desta série de artigos analisa como as empresas que buscam o nearshore para suas operações terceirizadas no México podem se beneficiar da expertise de compliance de terceiros.

Como a TMF Group pode ajudar?

Para saber mais sobre como a TMF Group pode fornecer serviços de compliance sob medida para empresas estrangeiras que se estabelecem no México, entre em contato conosco hoje.

Originally published 06 July 2023

To view the original article click here

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.