Fornecer uma visão holística de todo o portfólio sobre os dados de fundos que satisfaça as necessidades da gestão interna, dos investidores e dos reguladores é algo transcendental no âmbito tecnológico para gestores de fundos em todo o espectro do capital privado. No entanto, alcançar este objetivo está se tornando cada vez mais difícil à medida que as tarefas relacionadas à gestão de dados e de elaboração de relatórios aumentam em escopo e complexidade, ao mesmo tempo em que as expectativas em termos de acessibilidade continuam aumentando. Este cenário apresenta aos gestores de fundos uma escolha crucial sobre a melhor forma de lidar com o desafio: investir e gerenciar internamente a tecnologia de administração de fundos ou delegar esta tarefa a um provedor especializado.

Seja atendendo às necessidades contábeis do portfólio, de elaboração de relatórios sobre investidores ou de chamadas de capital – ou satisfazendo as solicitações de Conheça Seu Cliente (Know Your Client – KYC) / Antilavagem de Dinheiro (Anti-Money Laundering – AML) – a lista de requerimentos contábeis e de elaboração de relatórios sobre fundos fica maior a cada dia para empresas de venture capital (VC) e de private equity (PE). Com regras e regulamentos cada vez mais rigorosos, os reguladores também exigem relatórios mais detalhados para satisfazer as necessidades relacionadas ao compliance e à gestão de riscos.

A tecnologia está à altura do desafio

Atender a estas diferentes necessidades exige que os gestores de fundos encontrem novas formas de automatizar e otimizar suas funções de administração de fundos, sem adicionar custos de funcionamento adicionais significativos. Eles precisam encontrar maneiras de fazer com que os dados de fundos sejam disponibilizados de maneira mais eficaz e inteligente – e gerar valor adicional para sua própria equipe de gestão de fundos, general partners (GPs) e limited partners (LPs).

Adquirir e operar o conjunto necessário de ferramentas e plataformas não é uma tarefa simples. Ela não apenas envolve a seleção, operação e manutenção de uma tecnologia cara, mas também demanda atenção da gestão e a contratação de especialistas em sistemas e dados para gerenciá-la e realizar manutenções necessárias. Normalmente, estas capacidades estão fora do alcance – e das capacidades – de todas as empresas, exceto das maiores empresas de VC/PE.

É por isso que muitas empresas estão optando pela terceirização da administração de fundos. Muitos provedores de serviços de administração de fundos têm times de desenvolvedores que pesquisam, implementam e realizam a manutenção das melhores soluções tecnológicas que ajudam as empresas de VC/PE a manterem os mais elevados níveis de robustez operacional e de excelência de prestação de serviços. Os gestores de fundos podem evitar o risco de operar com tecnologia desatualizada ou de qualidade inferior e concentrarem-se na tarefa de proporcionar retorno sobre o investimento.

O que os gestores de fundos de capital privado devem considerar antes de optarem por manter a tecnologia de administração de fundos internamente ou de terceirizá-la?

Gestão interna – controle com custos

A gestão interna da administração de fundos oferece algumas vantagens para empresas de VC e PE.

Ela pode, por exemplo, proporcionar maiores níveis de controle e personalização, permitindo que a tecnologia seja adaptada a necessidades específicas, com flexibilidade para alinhar as operações de maneira mais próxima da estratégia corporativa.

Também pode ser benéfico desenvolver expertise e conhecimento internos. Com colaboradores contratados capazes de gerar uma visão mais profunda sobre as diversas plataformas tecnológicas, as empresas de VC/PE poderão de aproveitar melhor as suas capacidades. Elas também poderão se adaptar rapidamente às mudanças nos requerimentos e resolver os problemas rapidamente, aumentando a eficiência geral.

Embora o estabelecimento de uma infraestrutura interna de administração de fundos implique em custos iniciais de configuração, ela pode ser rentável a longo prazo. Em vez de pagar continuamente pelos serviços de um provedor terceirizado, as empresas podem tirar proveito de economias de escala, eventualmente reduzindo os custos ao longo do tempo.

No entanto, manter a tecnologia de administração de fundos internamente também apresenta alguns desafios.

Talvez o maior deles seja o elevado investimento inicial necessário. A configuração desses sistemas e processos envolve custos significativos em termos de infraestrutura tecnológica, software, hardware e qualificação dos funcionários. Estes custos são ainda mais onerosos para pequenas empresas com recursos mais limitados.

Gerenciar a tecnologia de administração de fundos internamente representa um grande ônus para os recursos internos. Ela exige a alocação de tempo, esforços e funcionários qualificados para lidarem com as tarefas operacionais cotidianas, o que pode desviar o foco das principais atividades de investimento. Esta carga adicional pode ser particularmente desafiadora durante períodos de alta demanda ou quando confrontados com requerimentos administrativos complexos.

Gestão terceirizada – flexibilidade que exige uma mudança de mindset

Provedores terceirizados especializados em administração de fundos trazem amplo conhecimento e expertise consigo. Eles possuem um profundo conhecimento sobre as melhores práticas da indústria, dos requerimentos regulatórios e dos mais recentes avanços tecnológicos. Isso lhes permite escolher e desenvolver tecnologias e softwares de administração de fundos do mais elevado nível, dos quais as empresas clientes podem se beneficiar sem a necessidade de despender de grandes quantidades de capital ou de custos de manutenção contínua associada ao desenvolvimento de infraestruturas internas.

Além disso, com a terceirização, as empresas ganham flexibilidade e escalabilidade – permitindo-lhes adaptar suas necessidades de administração de fundos às mudanças de foco e de crescimento do negócio.

Criando uma fonte de verdade absoluta

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de VC/PE é manter uma fonte de verdade absoluta para os dados dos fundos como base de todas as análises e relatórios, quando os dados precisam ser extraídos de muitas fontes e em formatos diferentes.

Frequentemente, os dados necessários para uma administração eficaz dos fundos são armazenados de forma não estruturada e isolada – mantidos em diferentes sistemas por diferentes indivíduos – por vezes em planilhas. A informação existe, mas pode ser difícil extraí-la, analisá-la e compartilhá-la de maneira rápida, precisa e, acima de tudo, holística.

O desafio torna-se mais acentuado à medida em que as empresas crescem e há mais fundos captados e alocados.

É por isso que a TMF Group está atualmente concentrada na criação de uma plataforma de dados específica para este fim. Nossa solução utiliza um recurso moderno de Data Warehouse baseada em nuvem para coletar, selecionar e apresentar dados de diferentes sistemas de maneira holística.

To view the original article click here.

Originally published 15 August 2023

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.