ARTICLE
26 August 2019

MEDIDA PROVISÓRIA DA LIBERDADE ECONÔMICA É APROVADA PELO SENADO FEDERAL

O Senado Federal aprovou na noite de ontem o texto do Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória 881, também conhecida como a Medida Provisória
Brazil Government, Public Sector

O Senado Federal aprovou na noite de ontem o texto do Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória 881, também conhecida como a Medida Provisória da Liberdade Econômica (“PLV 21/2019”), que possui como principal objetivo a desburocratização para o desenvolvimento das atividades econômicas. O texto aprovado abarca diversas áreas relacionadas ao desempenho das atividades econômicas, o que, por consequência, gerará algumas mudanças significativas no cotidiano de empresas, empresários e seus empregados.

O PLV 21/2019 traz diversas mudanças nas áreas do direito societário, regulatório, trabalhista, mercado de capitais, contratual, entre outras. Podemos citar como algumas das principais alterações: (i) a possibilidade da constituição de sociedade limitada unipessoal; (ii) a desburocratização e flexibilização trabalhista; (iii) a exclusão da necessidade de alvarás de funcionamento para atividades de baixo risco; (iv) a predominância dos acordos firmados entre partes privadas; e (v) a criação de um novo capítulo no Código Civil que trata sobre os fundos de investimento.

Apesar da íntegra do PLV 21/2019 já ter sido aprovada por ambas as casas do Congresso Nacional, o texto ainda está pendente de sanção do Presidente da República para que então seja publicado.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More