7 Dias no Poder (95ª edição) - Informativo da equipe de Relações Governamentais

TA
TozziniFreire Advogados

Contributor

TozziniFreire Advogados logo
A leading full-service law firm in Latin America, TozziniFreire provides safe and innovative legal advice in 47 areas of corporate law. With offices in Brazil and NY, the firm features a unique structure based on industry groups and foreign desks with professionals recognized by the market and key legal guides.
Na última quarta-feira (22), o Congresso Nacional concluiu a votação da MP nº 863/2018, que tramitava como PLV nº 12/2019 e alterava o Código Brasileiro de Aeronáutica ...
Brazil Government, Public Sector

Congresso conclui votação da MP que amplia a participação estrangeira no capital social de companhias aéreas e texto vai à sanção

Na última quarta-feira (22), o Congresso Nacional concluiu a votação da MP nº 863/2018, que tramitava como PLV nº 12/2019 e alterava o Código Brasileiro de Aeronáutica para ampliar para 100% a possibilidade de participação estrangeira no capital social de companhias aéreas no Brasil. A Câmara concluiu a votação na terça-feira (21), um dia antes da medida perder a validade.

O texto final encaminhado ao presidente da República para sanção ou veto também traz a previsão do despacho gratuito de bagagens até 23 kg em voos nacionais. A medida, segundo avaliou a líder do Governo na Câmara, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), vai ao encontro da abertura do mercado às empresas estrangeiras e afasta as chamadas “low cost”, companhias aéreas que oferecem passagens mais baratas, mas com menos serviços agregados.

O presidente tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto, ficando os eventuais vetos sujeitos à deliberação em sessão conjunta do Congresso Nacional, que poderá mantê-los ou derrubá-los.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprova a PEC da Reforma Tributária

Na última quarta-feira (22/05), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados reconheceu a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, que altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências, de autoria do dep. Baleia Rossi (MDB-SP) e outros.

A nível federal, a proposta pretende extinguir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Seriam extintos ainda o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que é de competência estatual, bem como o Imposto sobre Serviços (ISS), que é de competência municipal. No lugar de todos esses impostos e contribuições, a PEC prevê a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será composto por três alíquotas de competência municipal, estadual e federal. O tempo de transição será de 10 (dez) anos.

Com a aprovação na CCJC, a PEC será analisada por Comissão Especial a ser criada especificamente para analisar o mérito da proposta. Se aprovada na Comissão, a matéria segue ao Plenário da Câmara para votação em 2 turnos.

Comissões do Senado aprovam incentivos fiscais a produtos de origem animal

Na última quarta-feira (22), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou o PL nº 2.104/2019, que altera a Lei nº 8.427/1992, que dispõe sobre a concessão de subvenção econômica nas operações de crédito rural, para estender a subvenção econômica nela prevista a produtos extrativos de origem animal, na forma do parecer do relator, sen. Styvenson Valentim (PODE-RN). Agora, a matéria será analisada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Já a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, na mesma data, aprovou, na forma do parecer do relator, sen. Lasier Martins (PODE-RS), o PL nº 575/2019, que dispõe sobre isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de insumos e equipamentos especificados, utilizados na produção de leite. O PL será analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

To view the full article, please click here

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More