ARTICLE
30 November 2018

Edital de leilão do Aeroporto sai hoje

Após algumas polêmicas em relação ao modelo de concessão do Aeroporto Internacional do Recife, hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai publicar o edital do leilão.
Brazil Transport

Após algumas polêmicas em relação ao modelo de concessão do Aeroporto Internacional do Recife, hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai publicar o edital do leilão.

De acordo com o órgão federal, a expectativa é que o certame ocorra em março de 2019, depois do cumprimento de prazos regulamentares do processo, o edital será lançado mesmo depois do Ministério Público Federal (MPF) recomendar ao Tribunal Regional Federal (TRF) a suspensão da publicação do documento.

A Anac diz que não foi notificada sobre a recomendação. O órgão informa que o edital foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e todas as contribuições feitas pela corte foram incluídas no documento. O procurador do MPF. Antônio Carlos Campello, emitiu a recomendação ao TRF a partir da tese apresentada pelo deputado federal Felipe Carreras. O pedido prevê suspensão do processo de concessão do terminal recifense, além do cancelamento da publicação do edital. No mês passado, o TCU liberou estudos da concessão, ação aguardada pela Anac para publicar o edital.

O principal ponto de polêmica é o formato de concessão em bloco. Carreras pede que a privatização seja feita individualmente. O terminal do Recife será leiloado juntamente com outros cinco aeroportos do Nordeste: Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Outros seis aeroportos federais serão leiloados em dois blocos, Sudeste e Centro-Oeste.

O vencedor do leilão será o responsável por administrar todos os aeroportos incluídos num bloco. Um dos pontos modificados no projeto inicial foi a redução em mais de 50% do valor do lance mínimo do leilão. O bloco Nordeste teve a outorga reduzida de R$ 360,4 milhões para R$ 173 milhões, segundo o Ministério dos Transportes.

Fonte:

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More