DPC Altera Norma Para Despachos De Navios Na Cabotagem E Apoio Marítimo

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) publicou em 04/05/2016 a Portaria No 135 que Altera as Normas da Autoridade Marítima para tráfego e permanência de embarcações em águas jurisdicionais brasileiras.
Brazil Transport

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) publicou em 04/05/2016 a Portaria No 135 que Altera as Normas da Autoridade Marítima para tráfego e permanência de embarcações em águas jurisdicionais brasileiras (NORMAM 08/DPC).

O foco da revisão da referida NORMAM é a rotina de despachos de navios.

A norma revisada passou a estabelecer que a validade dos despachos para embarcações a serem empregadas na cabotagem e apoio marítimo poderá ser de até 90 dias, e não mais até o próximo porto de escala da embarcação. Esta medida conferirá mais agilidade na liberação de saída dos navios nos portos brasileiros.

Durante a validade do Passe de Saída por Período concedido pelo órgão de despacho (OD), a embarcação empregada na navegação de cabotagem e navegação de apoio marítimo está autorizada a trafegar em qualquer porto ou terminal aquaviário nacional, desde que na sua chegada e saída, sejam encaminhados os respectivos Avisos de Entrada e de Saída ao OD da jurisdição onde a embarcação estiver.

O Passe de Saída por Período ficará automaticamente cancelado se forem observadas pendências que impeçam o navio de navegar, decorrentes de inspeções feitas pela Autoridade Marítima ou que não forem sanadas dentro do prazo estipulado no laudo de inspeção.

A portaria também atualiza a NORMAM 08 em relação a documentação a ser apresentada nos despachos dos navios, levando em conta aspectos ligados ao sistema Porto Sem Papel.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More