ARTICLE
29 September 2015

STJ Decide Pela Inclusão Do ISS Na Base De Cálculo Do Pis E Da Cofins

A Primeira Seção do STJ ao julgar o recurso (REsp – 1330737) decidiu por maioria dos votos que o ISS compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS.
Brazil Litigation, Mediation & Arbitration

A Primeira Seção do STJ ao julgar o recurso (REsp – 1330737) decidiu por maioria dos votos que o ISS compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS.

O entendimento dos Ministros foi no sentido de que quando há transferência do ônus financeiro – ou seja, quando o ISS é incluído no preço do serviço prestado - este compõe o conceito de faturamento para fins de adequação à hipótese de incidência do PIS e da Cofins

O referido recurso foi julgado seguindo o rito dos recursos repetitivos. A decisão deve orientar a solução de recursos que tenham o mesmo objeto, que permaneciam sobrestados até este julgamento.

Cumpre ressaltar que a matéria ainda será objeto de análise do Supremo Tribunal Federal, onde tramita o Recurso Extraordinário nº 592.616, declarado de repercussão geral, que discute a própria constitucionalidade da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da Cofins. Os autos deste processo se encontram conclusos ao relator desde fevereiro de 2012.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More