ANP Decide Pela Unitização De Campos De Petróleo

A agência, ao analisar a documentação enviada, entendeu que as duas áreas constituem em um só campo.
Brazil Energy and Natural Resources

Em 2013, uma empresa petroleira brasileira havia declarado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP a comercialidade dos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça, ambos situados na Bacia de Campos. Segundo a documentação enviada à ANP, estimava-se que Tartaruga Verde tivesse 230 milhões de barris de óleo equivalente recuperáveis enquanto Tartaruga Mestiça teria 121 milhões de boe.

Ainda de acordo com a documentação mencionada, Tartaruga Verde situa-se em lâmina d´água de 976 m, a uma profundidade de 2.993 m, com contato óleo/água (O/A) constatado a 3.123 m. Tartaruga Mestiça, por sua vez, encontra-se a 500 m a Sudoeste de Tartaruga Verde, em lâmina d´água de 934 m, a uma profundidade de 2.870 m, com contato O/A constatado a 3.064 m.

A agência, ao analisar a documentação enviada, entendeu que as duas áreas constituem em um só campo. Por essa razão, a ANP determinou, em novembro de 2014, que o campo de Tartaruga Mestiça deixasse de existir, de modo a ser incorporado ao de Tartaruga Verde.

A petroleira, inconformada, apresentou à agência pedido de reconsideração da decisão. Finalmente, no último mês de abril, ao examinar o pleito, a ANP negou provimento ao recurso, mantendo a decisão anterior. Além disso, a ANP ratificou em sua decisão o entendimento de que a pretensão da petroleira não pode ser objeto de juízo arbitral e nem de solução conciliatória, haja vista os termos do contrato de concessão. Esta é a primeira decisão da ANP sobre processos de unificação de campos. A decisão da agência, que não aceitará recurso arbitral, sinaliza que se houver interesse na continuidade da disputa haverá necessidade de submetê-la ao Judiciário.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

See More Popular Content From

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More