ARTICLE
20 February 2020

LOGÍSTICA REVERSA DE ELETROELETRÔNICOS É REGULAMENTADA

Foi publicado o Decreto Federal n.º 10.240/2020, que regulamenta a implementação do sistema ...
Brazil Environment

Foi publicado o Decreto Federal n.º 10.240/2020, que regulamenta a implementação do sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico. O decreto foi publicado em no Diário Oficial da União em 13 de fevereiro, atendendo o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).

Nos termos do decreto, consideram-se produtos eletroeletrônicos aqueles que de uso doméstico e cujo funcionamento dependa de correntes elétricas com tensão nominal de, no máximo, duzentos e quarenta volts.

Em linhas gerais, o decreto estrutura a implementação da logística reversa dos eletroeletrônicos em duas fases (Fase 1 e Fase 2). A Fase 1 será voltada para a criação do Grupo de Acompanhamento, a ser formado por representantes do setor com o objetivo de acompanhar e divulgar a logística reversa; a adesão de fabricantes e comerciantes e outras medidas para moldar o sistema. Além disso, incumbirá ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), ainda na Fase 1, estabelecer a regulamentação do transporte interestadual dos produtos eletroeletrônicos. Já a Fase 2, se dará a habilitação de prestadores de serviço, elaboração de planos de comunicação ambiental e instalação de pontos de recebimento.

O decreto entrou em vigor com a sua publicação, marcando também o início da Fase 1, que perdurará até 31 de dezembro de 2020. A Fase 2 terá início em 1º de janeiro de 2021. O decreto pode ser acessado neste link.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More