ARTICLE
17 January 2018

Perfuração marítima de poços e produção de petróleo e gás: uso e descarte de fluídos, cascalhos e pastas de cimentos

Em 11 de Janeiro de 2018, foi publicada a Instrução Normativa n°1/2018 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais...
Brazil Environment

Em 11 de Janeiro de 2018, foi publicada a Instrução Normativa n°1/ 2018 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais- IBAMA, regulamentando as condições ambientais de uso e descarte de fluidos, cascalhos e pastas de cimento nas atividades de perfuração marítima de poços e produção de petróleo e gás.

A Instrução Normativa n°1/ 2018 estabeleceu novas diretrizes para atividade, tais como:

  • avaliações da ecotoxidade em sedimento marinho;
  • restrições para o descarte de fluidos de base não auqosa;
  • ensaios toxicológicos relacionados à base orgânica da preparação do fluído;
  • proibição ou restrição do uso de diversas substâncias para fluídos de perfuração;
  • procedimento para a ocorrência de derramamento acidental de fluído no mar.

Além disso,a Instrução Normativa n°1/ 2018 estabeleceu o Projeto de Monitoramento de Fluídos e Cascalhos e o Plano de Gerenciamentos de Resíduos da Atividade da Perfuração, os quais serão instrumentos a integrar o licenciamento ambiental da atividade.

O não cumprimento ao disposto na Instrução Normativa n°1/ 2018 sujeitará os infratores às penalidades previstas na legislação vigente.

O time ambiental do Veirano está à disposição para esclarecer dúvidas e prestart assessoria sobre o assunto

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More