Pará Institui Protocolo Digital Para Licenciamento Simplificado, Declaratório E Dispensa De Licenciamento Ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) publicou em 26 de janeiro a Instrução Normativa nº 1/2018, instituindo o protocolo digital ...
Brazil Environment

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) publicou em 26 de janeiro a Instrução Normativa nº 1/2018, instituindo o protocolo digital para cadastro e emissão da Dispensa de Licenciamento Ambiental (DLA) e requerimento de Licença Ambiental Declaratório e do Licença Ambiental Simplificada (SIMPLES AMBIENTAL).

O empreendedor, cuja atividade se enquadre nos critérios de uma das modalidades de licenciamento previstas, poderá cadastrar seu empreendimento no portal da SEMAS informando sua caracterização e localização, além dos dados do responsável legal. Com base nessas informações o sistema validará as informações e, conforme o caso, o sistema emitirá um checklist com documentos e informações adicionais a ser atendido pelo empreendedor para aprimorar a análise da SEMAS sobre a emissão da licença requerida.

No caso especial do SIMPLES AMBIENTAL, o requerimento ainda poderá ser analisado pela Consultoria Jurídica e, posteriormente, à coordenação técnica da SEMAS para aferir o enquadramento legal da tipologia da atividade. Após o atendimento de todos os requisitos e pagamento da taxa (se aplicável), a modalidade de licença em questão será disponibilizada para impressão.

Por fim, a Instrução Normativa abre aos municípios a adesão ao SIMPLES ambiental.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More