A sócia de Direito Societário Karin Alvo concedeu entrevista ao Circle News, para tratar do mercado de fusões e aquisições e a redução no número de transações e volume de capital negociado.

Durante os três últimos anos, o mercado Societário esteve em alta, com grandes demandas no setor de fusões e aquisições. Contudo, como pontuado pela notícia do Circle, o primeiro semestre de 2023 revelou uma redução no volume dessas transações.

Isso aconteceu por diversos fatores, como por exemplo os juros altos que estão encarecendo o custo do capital em todo o mundo. Com a dificuldades de captação, os investidores financeiros se afastaram do mercado de M&A, resultando nessa queda.

A advogada pontua em sua entrevista que nesse período houve um aumento de parcerias em um modelo de negócios em que companhias estrangeiras compram parte de empresas brasileiras, mas mantendo a administração nas mãos dos vendedores. E se comprometem a comprar o restante mais adiante, mediante o cumprimento de metas.

"Os estrangeiros compram o ativo brasileiro, mas mantêm os fundadores na gestão por alguns motivos básicos: facilitar a transição de clientes e fazer o pagamento parcelado. Não tiraram o olho do Brasil e das oportunidades, mas encontraram uma forma diferente de financiar. Em vez de ir ao banco e pegar dinheiro, não compram 100% da empresa e não têm que desembolsar todo o dinheiro de uma vez", cita Karin.

Clique aqui e leia a notícia completa exclusiva para assinante do Circle News.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.