"A iniciativa privada no Chile deve criar mais"

O CEO da Clarke, Modet & Cº Chile, Rio Carolina, foi contratado para expor sobre o papel influente da Propriedade Intelectual no processo de Co-Criação do Valor de Gerenciamento de lançamento, realizado pelo Clube inovação, que reúne 64 empresas associadas para gerar inovações de alto impacto sustentável.

Como um prelúdio para um painel de especialistas para abordar o porquê da importância da co-criação, com Andres Zalher, Chefe Divisão de Inovação Ministério da Economia, Ubaldo Taladriz, gerente geral do Exe, uma empresa chilena que "co- criado "com o Google para obras, Rio Carolina começou a explicar" que a propriedade industrial é um direito de propriedade, mas ao mesmo tempo é uma ferramenta que faz com que essa propriedade não é negociável ". Ele então avisou que, se "a criatividade não é protegido, não mais um valor. O objectivo é conseguir parcerias entre empresas de forma segura ".

E para garantir que "a co-criação pode melhorar a eficiência," o advogado citou vários exemplos concretos da indústria de colaboração e depois alguns exemplos de empresas que têm universidades e empresas trabalharam ativamente.

Para o público atento, após a exposição do diretor-geral da Clarke, Modet & Cº Chile, que abriu uma conversa interessante. Andres Zahler reconheceu que "sobre estas questões, mesmo Chile tem muito a aprender" e há um grande desafio de envolver o mundo académico, porque "as pessoas mais dedicadas a pensar é nas universidades e não necessariamente sobre as empresas, diferenças países como a Austrália ou a Nova Zelândia. "

E o governo executivo reconheceu que "o Chile investe apenas cerca de 0,4% do seu PIB em investigação e desenvolvimento, enquanto os países mais avançados da OCDE é de 2,4%. Tanta coisa para aprender. E onde é desafios são precisamente as empresas ".

Em seguida, Carolina Rio observou que "a questão-chave é a educação, das crianças, para incentivar mais cultura para criar, para ser o dono do seu próprio negócio, nós somos capazes de exportar conhecimento". E chamado de "buscar mais empresas, incluindo universidades. Se olharmos para as estatísticas, vemos que dos cerca de três mil patentes apresentados no Chile, Chile e 500 são 450 deles são universidades. A iniciativa privada no Chile ainda não vi como uma necessidade, deve criar mais. Ainda há muito a ser feito. "


Clarke, Modet & Co - CHILE

Santiago de Chile
Huérfanos, 835, piso 10
Tel: +562 2433 6830
Email: info@clarkemodet.cl


The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.