Uma rápida mudança para processos e procedimentos online está permitindo que empresas contornem alguns dos bloqueios usuais para o estabelecimento em novos mercados.

Mercados globais continuam a variar e os países lutam com a necessidade de reativar suas economias enquanto controlam o índice de contaminação da COVID-19.

As autoridades estão expandindo seus projetos de suporte para cobrir mais setores e estendendo prazos para que as empresas se inscrevam para obter suporte financeiro.

O Índice Global de Complexidade Corporativa (GBCI) 2020 da TMF Group examina como fatores globais e locais interagem e impactam a facilidade de se fazer negócios em 77 jurisdições no mundo. Ele aponta para a tendência de a modernização estar lentamente ganhando a batalha contra práticas mais tradicionais de negócios, tais como o uso de carimbos, cortes ou selos oficiais. Samuel Farmer, Associado de Soluções de Consultoria na TMF Group, observou que nos últimos meses esta tendência de modernização acelerou:

"Antes da COVID-19, muitas autoridades governamentais requeriam que documentos de abertura ou mudança de empresas fossem registrados por um cartório e entregues pessoalmente. Agora, estamos vendo uma mudança rápida para sistemas e departamentos administrativos online – tais como o Registro de Comércio e Empresas de Luxemburgo – tornando-os mais flexíveis. Eles estão aceitando aplicações simplificadas e permitindo a que a verificação de documentos seja enviada posteriormente. Isto remove algumas das dores de cabeça usuais que vêm com a operação de negócios".

Rafael Cifuentes, Gerente de Soluções de Consultoria, destaca um cliente de manufatura médica baseado nos EUA que está no processo de se expandir como empresa autônoma em mais de 40 países.

"Nosso cliente está agradavelmente surpreso em relação a como vem sendo acomodar autoridades devido à COVID-19. Muitas, incluindo aqueles na Suécia, Irlanda e Nova Zelândia, ajustaram seus procedimentos usuais de abertura de empresas para tornar a entrada em seus mercados tão fácil quanto possível nestes tempos difíceis".

A otimização de processos e requerimentos para dar boas-vindas a empresas estrangeiras não é surpreendente. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) espera que o Investimento Estrangeiro Direto (FDI, em inglês) chegue a uma queda de mais de 30% em 2020, mesmo no cenário mais otimista.

Alguns países diminuirão a queda do FDI mais efetivamente que outros. A Indonésia é o país mais complexo onde se fazer negócios de acordo com o GBCI, e isto se dá – em parte – à sua Lista Negativa de Investimentos, que restringe a porcentagem de posse estrangeira em setores da indústria e coloca grandes obstáculos para investidores estrangeiros.

A China também aparece na lista de 10 países mais complexos, juntamente com seis países da América Latina, incluindo o Brasil. A região das Américas é destacada no relatório como tendo os maiores tempos de abertura de empresas para corporações privadas – mais de três meses em alguns casos, e as empresas podem precisar interagir com 30 ou mais órgãos para finalizar o processo.

Farmer destaca: " Na Indonésia, China, Brasil, onde já é muito complexo – deve-se observar uma queda maior do FDI. Então a COVID-19 está servindo como um despertar para autoridades governamentais. Elas estão percebendo que precisam se ajustar às mudanças no mundo e tornar seus ambientes de negócios mais fáceis de se operar".

Mas a mudança para processos mais otimizados perdurará? Cifuentes acredita que em sua maioria, sim.

"Acho que vamos ver uma transição para sistemas mais flexíveis mesmo após a pandemia, quando as coisas estiverem voltando ao normal. Os países quererão reter o interesse de empresas estrangeiras, o que levará a um ciclo administrativo mais simples, e em última instância tornar as questões mais fáceis para ambas as partes".

Setores, incluindo hospitalidade, viagens e varejo foram vastamente atingidos pela pandemia global, e levará algum tempo até que estas empresas comecem a se recuperar. No entanto, outros negócios, incluindo os de tecnologia e logística, estão buscando expandir sua presença mais cedo.

Cifuentes acredita que é mais importante que nunca que estas empresas mostrem às jurisdições como sua expansão adicionará valor. "É de fundamental importância ter um plano de negócios bem pensado que comunique claramente a governos locais e outros stakeholders como sua empresa contribuirá para a economia regional; 'criaremos x número de vagas de trabalho, investiremos em tecnologia e criar/contribuir com x número de iniciativas atuais da comunidade'. Em nossa experiência ajudando empresas a se expandir e operar em todo o mundo, se você é capaz de articular bem este valor, os governos serão receptivos".

Fale com a TMF Group

Operações globais são desafiadoras e podem trazer novos – e frequentemente complexos – problemas. Nosso time de especialistas de Soluções de Consultoria internos pode ajudar a remover o estresse e as dores de cabeça. Nosso trabalho vai desde resolver desafios únicos até gerenciar grandes e complexas entradas em mercados, compliance, RH, folha de pagamento, impostos, governança e projetos transacionais – em qualquer lugar do mundo.

Precisa de mais informações? Entre em contato conosco hoje mesmo.

Entenda os desafios e oportunidades de se fazer negócios em 77 jurisdições – faça download do Índice Global de Complexidade Corporativa 2020.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.