O movimento da Caixa deve ser o primeiro do que promete se estabelecer como tendência no mercado imobiliário brasileiro, avalia Raphael Moreira Espírito Santo, sócio da área de direito imobiliário do Veirano Advogados. Ele explica que os bancos vêm trabalhando para vender bens que foram retomados como garantia ao pagamento de financiamentos malsucedidos. O caminho é necessário também para que preservem a capacidade de oferecer crédito.

Já houve leilão similar ao anunciado pela Caixa no país?

É uma transação que vai ser tendência no mercado brasileiro. Quando um financiamento contratado com o banco não funciona, o imóvel é retomado em pagamento ao crédito que ficou inadimplente. No banco, este imóvel vai para um grupo de ativos chamado Bens Não de Uso. Esses bens tinham prazo de um ano para serem vendidos. Com a crise, o Conselho Monetário Nacional ampliou para quatro anos. Então, os bancos estão trabalhando para diminuir esse passivo, que reduz a capacidade do banco de oferecer crédito.

E a operação é prática comum em outros países?

É comum acontecer em economias que passam pelo que passamos nos últimos anos (na economia), mas isso ainda não ganhou força no Brasil. Os bancos ainda não se estruturaram para fazer essa venda de imóveis a um preço mais baixo. Com a Caixa fazendo esse leilão, outros bancos também devem começar a fazer, puxará uma tendência.

Fundos nacionais e estrangeiros, muitos deles especializados em comprar imóveis por um preço muito mais baixo, num momento de desvalorização, para revender por um valor mais alto em momento mais oportuno.

No formato atual, o leilão da Caixa terá atratividade?

Pode ser um teste, uma forma de verificar se está barato, testar a demanda. Já vemos fundos trabalhando na estruturação de carteiras mais específicas em imóveis.

De que forma?

Há uma demanda pela estruturação de produtos imobiliários financeiros que evitem que os bancos tenham de fazer vendas a qualquer custo, apenas para cumprir o prazo para repassar esses ativos. A Caixa é muito ativa no mercado imobiliário. Este movimento deve ser acompanhado por outros bancos. (Glauce Cavalcanti)

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.