ARTICLE
14 October 2024

Sancionada Lei Do Combustível Do Futuro Que Impulsiona Os Biocombustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei nº 14.993/2024, de 8 de outubro de 2024, chamada Lei do Combustível do Futuro. A nova legislação tem como objetivo promover a mobilidade.
Brazil Environment

A Lei do Combustível do Futuro promete destravar R$ 260 bilhões em investimentos e reduzir em 705 milhões de toneladas as emissões de CO2 até 2037

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei nº 14.993/2024, de 8 de outubro de 2024, chamada Lei do Combustível do Futuro. A nova legislação tem como objetivo promover a mobilidade sustentável de baixo carbono, fomentar a indústria verde e destacar o papel do Brasil na transição energética global.

A medida faz parte do programa Nova Indústria Brasileira, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), cuja missão 5 trata de impulsionar a bioeconomia, a descarbonização, a transição e a segurança energética, garantindo recursos para as futuras gerações.

A sanção era aguardada com grande expectativa, pois a lei é vista como um marco regulatório para a produção e o uso de biocombustíveis, como o diesel verde e o SAF (combustível sustentável para aviação). O SAF, produzido a partir de fontes renováveis, como lixo orgânico e gordura animal, pode ser utilizado em motores de aviões sem necessidade de adaptações. A nova lei visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover a sustentabilidade ambiental.

Além de incentivar a produção e o uso de diesel verde e SAF, a legislação estabelece metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio da captura e estocagem de carbono. Também define prazos para o aumento da mistura de etanol à gasolina e ao biodiesel, proporcionando maior segurança jurídica ao setor.

Esses avanços devem atrair novos investimentos, estimados em R$ 260 bilhões, e impulsionar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos biocombustíveis.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More