Transações financeiras globais e acordos de expansão de infraestrutura precisam cada vez mais da expertise de terceiros para lidar com as complexidades de cumprir os requerimentos de diversas partes

Dois grandes projetos que receberam prêmios no Brasil – um focado em uma expansão de um projeto  de infraestrutura e  outro um grande acordo de financiamento para uma aquisição – cumpriram os rigorosos padrões dos mercados de capitais do país e os de investidores multilaterais em relação aos fundos levantados e dispensados. Ambos usaram a TMF Group como agente de garantias.

O Porto Itapoá, um porto de contêineres em expansão no litoral sul do Brasil, precisou aumentar seu pátio e cais e aumentar sua capacidade de funcionamento.

O porto emitiu uma debênture de BRL 450 milhões para três investidores: o Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB), agindo por meio do IDB Invest, o Banco ING e o Banco ABC do Brasil.

A emissão  requereu um pacote de garantias, com a TMF Group agindo como agente. Ela fez a conexão com ambas as partes e organizou e controlou as garantias solicitadas para benefício dos credores a fim de assegurar um completo compliance e liquidação das debêntures em 2019.

O Porto Itapoá está perto de finalizar a expansão, dobrando o tamanho de seu pátio e ampliando o cais em quase 200 metros, aumentando a capacidade de funcionamento para dois milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – Unidade Equivalente de Transporte de 20 pés) contêineres por ano. 

A Transportadora de Gás AS (TAG), parte da unidade de gás natural da Petrobrás, operadores da maior rede de gasodutos para gás natural do Brasil – mais de 4.500 km – nas regiões norte e nordeste, decidiu vender uma imensa participação de 90% na unidade de gasodutos. Seria a maior venda de um ativo único da história da gigante de energia administrada pelo Estado.

Um consórcio de compradores liderados pela Engie, uma grande stakeholder na indústria internacional de energia, e pelo fundo de pensão canadense Caisse de Dépôt et Placement du Quebec (CDPQ), ofereceu o lance vencedor de surpreendentes US$ 8,6 bilhões. Os fundos vieram de uma divisão brasileira da Engie (debênture de BRL 14 bilhões), enquanto a Engie e a CDPG obtiveram outros US$ 5,95 bilhões de 10 credores.

A transação e as estruturas de financiamento que a acompanharam tornaram este um dos maiores financiamentos para aquisição no Brasil e uma das maiores aquisições híbridase financiamento de projetos na América do Sul.

Mais uma vez, as partes usaram  a TMF Group como agente de garantias para o acordo. Dadas as jurisdições envolvidas, com uma variedade de leis que protegem os direitos dos credores em garantias, o acordo seria complicado de ser fechado sem um agente de garantias.

A TMF Group tinha a presença local e a expertise para agir como agente de garantias local em todas as jurisdições envolvidas.

Estes acordos brasileiros exemplificam como o financiamento de projetos de infraestrutura cresceu tanto em complexidade quanto no número de opções de financiamento disponíveis, em parte porque uma maior diversidade de investidores estão se envolvendo. Os acordos cresceram em tamanho e em sofisticação, necessitando do envolvimento de experts terceiros para garantir que eles aconteçam da maneira correta e permitir que todas as partes envolvidas foquem em fechar o negócio.

Todo ano a LatinFinance, mídia líder nos mercados financeiros e economias da América Latina e Caribe, reconhece transações e instituições de destaque em mercados de capitais em seu Prêmio de Finanças de Projetos & Infraestruturas. A TMF Group foi envolvida em dois dos acordos vencedores: Port Financing of the Year (Porto Itapoá), e Oil & Gas Financing of the Year (relativo à Transportadora de Gás AS) – Financiamento de Porto do Ano e Financiamento de Petróleo e Gás Natural do Ano, em português, respectivamente.

Karla Fernandes, Managing Director e responsável pelas áreas de Capital Markets Services e CLCO na TMF Brasil comentou: " Esta transação demonstra a capacidade e o conhecimento de mercado em transações de project finance e financiamento estruturados no Brasil. Esperamos poder continuar a crescer junto aos nossos clientes e compartilhar nossa vasta experiência e plataforma de serviços com participantes Brasileiros e internacionais deste mercado.

Suporte global para financiamento de projetos

Cerca de 7.800 experts, trabalhando em mais de 120 escritórios completamente ligados à nossa empresa e em mais de 80 jurisdições tornam a TMF Group extremamente bem posicionada para ajudar a atingir as demandas de serviços on e offshore inerentes ao financiamento de projetos a longo prazo.

As regulações e leis em constante mudança tornam difícil que as partes envolvidas no financiamento dos projetos estejam em compliance com os complexos requerimentos de governança local e de regulações. Ter um parceiro que conheça como lidar com os desafios apresentados nos setores público e privado em todo o mundo agiliza todo o processo.

A TMF Group trabalha com uma diversidade de figuras no mercado de finanças de projetos, representando tomadores de decisão de governos, desenvolvedores de projetos, patrocinadores, investidores locais e internacionais ativos em empreendimentos de infraestrutura.

Por causa da habilidade do Grupo e capacidade de trabalhar em todos os estágios do ciclo de vida do projeto em muitos mercados, seus executivos estão sempre alertas para o que é fundamental para a administração bem-sucedida de financiamentos de projetos, desde coordenar consentimentos e renúncias complexos até garantir respostas abrangentes para requerimentos de informações.

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos Serviços de Financiamento de Projetos.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.