ARTICLE
4 September 2024

Desburocratização Na Emissão De Debentures Para O Setor Portuário E Aeroportuário

MB
Mayer Brown

Contributor

Mayer Brown is a distinctively global law firm, uniquely positioned to advise the world’s leading companies and financial institutions on their most complex deals and disputes. We have deep experience in high-stakes litigation and complex transactions across industry sectors, including our signature strength, the global financial services industry.
Foi publicada no dia 30/08 no Diário Oficial da União a Portaria nº 419/2024 do Ministério de Portos e Aeroportos ("MPA") que disciplina procedimentos, critérios e condições complementares para enquadramento...
Brazil Finance and Banking

Foi publicada no dia 30/08 no Diário Oficial da União a Portaria nº 419/2024 do Ministério de Portos e Aeroportos ("MPA") que disciplina procedimentos, critérios e condições complementares para enquadramento, acompanhamento e fiscalização dos projetos de investimento considerados como prioritários no setor de logística e transportes de competência do MPA, para fins de emissão de debêntures incentivadas e debêntures de infraestrutura. São as emissões de que tratam a Lei nº 12.431, de 24 de junho de 2011, e a Lei nº 14.801, de 9 de janeiro de 2024, regulamentadas pelo Decreto nº 11.964, de 26 de março de 2024.

O objetivo da Portaria é desburocratizar o processo de emissão tanto das debêntures incentivadas (previstas no art. 2º da Lei nº 12.431/11) quanto das debêntures de infraestrutura (previstas na lei 14.801/24), por meio da dispensa da necessidade de aprovação do MPA para projetos de investimento prioritários desenvolvidos no âmbito de contratos de concessões, arrendamentos e autorizações federais, bem de contratos de serviço público de titularidade dos entes subnacionais e daqueles delegados pela União aos subnacionais .

São considerados subsetores prioritários os de hidrovias, portos organizados e instalações portuárias e aeródromos. Os projetos de investimento desses subsetores serão enquadrados como prioritários quando envolverem ações de implantação, ampliação, aquisição, reposição, manutenção, recuperação, adequação ou modernização de bens de capital referentes a contrato de concessão, arrendamento ou autorização. No mais, ações e intervenções complementares ao projeto de investimento que tenham a finalidade de reduzir ou mitigar emissões de gases de efeito estufa serão enquadradas como prioritárias, mas estarão sujeitas a aprovação ministerial prévia.

A dispensa de autorização formal do MPA busca facilitar e acelerar a emissão pública das debêntures incentivadas e de infraestrutura. Em termos de procedimento, é necessário que o emissor realize o protocolo da documentação cabível, após o que o MPA lhe fornecerá, no prazo de um dia útil, o número do processo administrativo gerado, o qual será suficiente para apresentação do requerimento de registro da oferta pública à Comissão de Valores Mobiliários ("CVM"). O processo de conferência pelo MPA da documentação apresentada e o processo de registro da oferta pública na CVM correrão em paralelo, o que tende a imprimir celeridade às emissões.

Destaca-se também como medida de celeridade, em caso de leilão conduzido pelo MPA ou pela ANTAQ, a autorização para que o emissor realize o protocolo de enquadramento do projeto de investimento a partir do ato de homologação do resultado do certame. Com isso, o período de cumprimento das condições precedentes à assinatura dos contratos de concessão, arrendamento ou autorização não obsta o início do processo de enquadramento do projeto de investimento junto ao MPA.

A Portaria nº 419/2024 disciplina, ainda, o acompanhamento e a fiscalização dos projetos pelo MPA, incluindo aspectos como o aditamento dos termos do projeto de investimento e o acompanhamento pela ANTAQ da implantação física das ações descritas no formulário de enquadramento.

Visit us at mayerbrown.com

Mayer Brown is a global services provider comprising associated legal practices that are separate entities, including Mayer Brown LLP (Illinois, USA), Mayer Brown International LLP (England & Wales), Mayer Brown (a Hong Kong partnership) and Tauil & Chequer Advogados (a Brazilian law partnership) and non-legal service providers, which provide consultancy services (collectively, the "Mayer Brown Practices"). The Mayer Brown Practices are established in various jurisdictions and may be a legal person or a partnership. PK Wong & Nair LLC ("PKWN") is the constituent Singapore law practice of our licensed joint law venture in Singapore, Mayer Brown PK Wong & Nair Pte. Ltd. Details of the individual Mayer Brown Practices and PKWN can be found in the Legal Notices section of our website. "Mayer Brown" and the Mayer Brown logo are the trademarks of Mayer Brown.

© Copyright 2024. The Mayer Brown Practices. All rights reserved.

This Mayer Brown article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More