Após mais de dois anos de longas discussões com o mercado e seus operadores, em 30 de dezembro de 2021 foi finalmente publicada a Nova Lei Cambial (Lei 14.286) com o intuito de modernizar, simplificar e consolidar a legislação existente. Baseada na proposta de anteprojeto de lei encaminhada pelo Banco Central do Brasil ("BACEN") à Presidência da República em outubro de 2019, a nova legislação foi baseada nos princípios da livre movimentação de capitais e da realização das operações no mercado de câmbio de forma mais simples, transparente e com menos burocracia. Talvez não represente a abertura do mercado como os participantes gostariam, mas não restam dúvidas de que a Nova Lei Cambial impactará de forma positiva na atração de capitais estrangeiros – não apenas com relação aos investimentos no mercado financeiro e de capitais, mas também para os investimentos de longo prazo, especialmente em projetos de infraestrutura.

Abaixo sumarizamos as principais novidades trazidas pela Nova Lei Cambial, a qual consolida mais de 40 dispositivos legais (alguns editados há quase um século e com linguagem extremamente arcaica e fora do contexto atual):

  • Exportação. Maior inserção das empresas brasileiras – inclusive pequenas e médias – no mercado de exportação mundial. A nova legislação excluiu as restrições aplicáveis à utilização dos recursos pelos exportadores – agora o exportador também poderá utilizar os recursos captados com as exportações para a concessão de empréstimos no exterior (até então, a legislação permitia o uso em investimentos, aplicação financeira ou pagamento de obrigação própria do exportador). Além disso, foi aberta a possibilidade para que os exportadores contem com mais mecanismos de financiamento aos compradores de seus produtos.
  • Importação. Sob o ponto de vista das operações de importação, a Nova Lei Cambial também trouxe novidades, como a desnecessidade de ingresso físico do produto/mercadoria no Brasil antes do início dos pagamentos em caso de importação financiada. Esse é o caso, por exemplo, da aquisição de um insumo produzido fora do Brasil que será incorporado ao produto final em outro país estrangeiro, com direcionamento posterior ao Brasil.
  • Aplicações de Instituições Financeiras. Outra grande novidade é a possibilidade de as instituições financeiras e as demais instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN utilizarem os recursos captados no Brasil (em suas operações típicas) para a realização de operações de crédito e de financiamento no exterior. Essa era uma demanda bastante antiga do mercado financeiro.
  • Uso Internacional do Real. O conceito principal da Nova Lei Cambial é aumentar o uso internacional do Real, facilitando a utilização da moeda brasileira em operações/transações financeiras internacionais, a exemplo da permissão do ingresso e remessa de ordens de pagamento em Reais a partir de contas em Reais mantidas nos bancos, de titularidade de instituições domiciliadas ou com sede no exterior e que estejam sujeitas à regulação e à supervisão financeira em seu país de origem.
  • Operações Realizadas por Pessoas Naturais. Permissão para realização de operações de compra ou venda de moeda estrangeira em espécie entre pessoas físicas, de forma eventual e não profissional, no valor de até US$500. Também foi ampliado para US$10.000, ou o seu equivalente em outras moedas, o limite a partir do qual os viajantes que entrarem ou saírem do Brasil devem declarar às autoridades brasileiras.
  • Conta em Moeda Estrangeira. Um dos pontos mais polêmicos do projeto de lei – e talvez a maior alteração esperada pelo mercado – referia-se às contas em moeda estrangeira. A nova regra transfere do Conselho Monetário Nacional para o BACEN a competência para regulamentar tais contas – lembrando que atualmente, as contas em moeda estrangeira estão disponíveis somente para segmentos específicos, como agentes autorizados a operar em câmbio, emissores de cartões de crédito de uso internacional, sociedades seguradoras e resseguradoras, agências de turismo e prestadores de serviços turísticos. Embora exista uma expectativa grande do mercado, o BACEN já ressaltou em inúmeras oportunidades que a abertura de conta corrente em moeda estrangeira para pessoas físicas ou jurídicas no geral não deve ocorrer no curto prazo – será uma evolução gradual de modo a preservar a livre circulação do Real.

A Nova Lei Cambial entra em vigor só no final de 2022. Aos operadores e participantes do mercado foi dado um prazo de transição de um ano para adaptação às novas regras. O BACEN, por sua vez, já está trabalhando regulamentação da Nova Lei Cambial e devemos ter muitas novidades em breve.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.