No dia 04.08.2020, foi publicado o Decreto n° 941/2020, que instituiu, no Estado do Pará, o Plano Estadual Amazônia Agora (“PEAA”), bem como criou o Comitê Científico do Plano ("CCAA") e o Núcleo Permanente para o seu acompanhamento.

O PEAA destina-se a estabelecer, em âmbito estadual, um modelo de desenvolvimento socioeconômico pautado: (i) na conservação e valorização dos ativos ambientais; (ii) na eficiência das cadeias produtivas; e (iii) na melhoria das condições socioambientais no campo.

O PEAA possui, como diretrizes e objetivos, o aumento da eficiência do uso da terra, o incentivo, inclusive econômico e fiscal, às atividades que promovam a mitigação de emissão de Gases de Efeito Estufa (“GEE”), bem como ações de combate voltadas diretamente ao desmatamento ilegal, aos incêndios florestais e aos ilícios ambientais.

O PEEA tem, por objetivo geral, elevar o Estado do Pará ao estágio de Estado de Carbono Neutro no setor de Mudanças de Uso da Terra e Florestas, a partir do ano de 2036, através da redução sustentada do desmatamento ilegal e do incremento anual da vegetação secundária em volume correspondente ou superior ao desmatado. Além disso, estabelece objetivos específicos, tais como, aumento dos estoques de carbono do Estado, estímulo à produção e consumo de bases sustentáveis, fomentar a criação de Unidades de Conservação da Natureza, incentivar a descentralização da gestão ambiental e das políticas públicas nas Regiões de Integração do Estado, dentre outros.

Para a consecução do objetivo geral, o PEEA constitui, como meta central, a redução das emissões brutas dos GEE do setor de Mudanças de Uso da Terra e Florestas, tendo, por parâmetro, a média de emissões ocorrida no período de 2014 a 2018. Assim, o Plano prevê que, até o ano de 2030, a redução deverá corresponder a, no mínimo, 37% da média da linha de base, enquanto que até o ano de 2035, deverá corresponder a, no mínimo, 43%.

O PEAA dispõe, ainda, que o incremento de cobertura vegetal secundária será considerado para fins de contabilidade das remoções estimadas de GEE, estabelecendo que a meta de regeneração da cobertura vegetal deverá corresponder a 5,65 milhões de hectares até 2030 e, para o período de 2030 a 2035, deverá corresponder a 7,41 milhões de hectares.

O PEAA também instituiu a criação do CCAA, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS/PA, que tem como objetivo a elaboração de manifestações técnicas sobre os temas e os projetos do PEAA, bem como a proposição de estratégias e projetos técnicos-científicos. Ao Núcleo de Acompanhamento caberá acompanhar e administrar as bases de informação, auxiliar as instituições executoras e parceiras e encaminhar relatórios periódicos e alertas sobre o cumprimento das metas propostas.

A criação do PEAA é importante avanço na adoção de política especialmente voltada para metas e resultados de longo prazo, cuja implementação poderá resultar na mitigação dos impactos ambientais oriundos das atividades econômicas no setor de Mudanças de Uso da Terra e Florestas, bem como reforça compromisso do Estado do Pará, inclusive a nível internacional, com a proteção da Amazônia.

Originally published 08 August, 2020

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.