ARTICLE
27 November 2024

Encerramento da COP29 em Baku: Principais pontos sobre a negociação global do clima

COP29 destaca avanços no mercado de carbono, financiamento climático insuficiente e desafios para adaptação e mitigação...
Brazil Energy and Natural Resources

COP29 destaca avanços no mercado de carbono, financiamento climático insuficiente e desafios para adaptação e mitigação

1. Financiamento Climático: avanços e desafios

A COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, destacou a Nova Meta Coletiva Quantificada de Financiamento Climático (NCQG), mas o valor proposto de US$ 300 bilhões por ano ficou aquém do esperado para ações eficazes contra as mudanças climáticas. Países em desenvolvimento criticaram a insuficiência do montante, considerando que seria necessário de US$ 1 a 1,3 trilhão anuais até 2035. Além disso, questões como a ampliação da base de doadores e operacionalização dos fluxos financeiros permanecem sem definição clara. Esses pontos foram adiados.

2. Mercado de Carbono: avanços no Artigo 6 do Acordo de Paris

A regulamentação do mercado global de carbono foi um dos maiores destaques. As discussões técnicas sobre a emissão de créditos e os critérios de aprovação das atividades avançaram, sinalizando passos concretos para implementar o Mecanismo de Crédito do Acordo de Paris. No Brasil, o PL 182/2024 foi aprovado pelo Congresso (aguardando sanção/veto presidencial) criando o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). A Lei, se sancionada, dependerá de regulamentação, mas pode agilizar a implementação do mercado nacional.

3. Adaptação, mitigação e o papel do Brasil

Adaptação e mitigação também estiveram em pauta, mas não apresentaram avanços significativos, especialmente em relação a transição energética. Indicadores de progresso das metas de adaptação serão revisados, com maior inclusão do conhecimento de comunidades locais e grupos marginalizados. Na mitigação, o Brasil propôs uma plataforma digital para conectar projetos e investidores, a ser discutida em 2025. Além disso, o Brasil terá a responsabilidade de liderar a próxima COP, em Belém, com a missão de alcançar metas pendentes e impulsionar compromissos climáticos.

Na última terça-feira (19/11), a Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro e sob o comando do Governo brasileiro, emitiu uma declaração final destacando alguns pontos como redução da pobreza, necessidade de implementar os acordos da COP29 e cumprir com as metas de redução de GEE das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), promovendo a cooperação global contra as mudanças climáticas.

Esses temas refletem os desafios e as oportunidades que moldarão a agenda climática global nos próximos anos. A próxima COP será crucial para concretizar o que foi iniciado em Baku.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.

Mondaq uses cookies on this website. By using our website you agree to our use of cookies as set out in our Privacy Policy.

Learn More