A Alemanha é um dos países mais guiados por regras no mundo. A burocracia e a língua podem ser bastante desafiadoras para um novato. Se você não acredita, pergunte aos refugiados recém-chegados da Síria.

A mídia alemã reportou que os refugiados ficaram surpresos pelas longas esperas em filas e aprovações necessárias para conseguir moradia, planos de saúde e contas bancárias. Um deles foi citado dizendo que não sabia o que estava assinando porque a aplicação para um apartamento subsidiado estava em alemão.

Alguns refugiados empreendedores sírios se matricularam em uma aula de programação e decidiram fazer algo a respeito, de acordo com uma história. Eles elaboraram um conceito para um aplicativo de celular que poderia oferecer downloads dos documentos requeridos, um mapa das localizações de escritórios relevantes e traduzir documentos oficiais para árabe e inglês. Eles nomearam o aplicativo "Bureaucrazy".

As empresas podem simpatizar com a experiência dos refugiados. As regulações de locais de trabalho já incluíram regras sobre os locais onde colocar interruptores e o formato de latas de lixo. As coisas melhoraram porque o governo percebeu que você poderia enforcar a economia com fitas amarelas demais.

Em 2004, por exemplo, levava-se em média 45 dias para registrar uma nova empresa na Alemanha, de acordo com um estudo do Banco Mundial. Em 2018: 10,5 dias. Isso é um imenso progresso, já que muitas das aplicações e submissões agora são eletrônicas. Mas, em comparação com o Reino Unido e os Estados Unidos, onde o progresso leva de quatro a quatro dias e meio, a Alemanha continua demorada.

Mesmo 10,5 dias ainda é uma previsão otimista em alguns círculos. Empresas pequenas podem ser estabelecidas neste curto espaço de tempo, mas para corporações maiores que estão entrando no mercado, o processo é mais complicado. É aconselhável ter um parceiro local para garantir que você tenha todos os documentos, advogados, autenticações e verificações corretos para não colocar em risco os esforços de seu negócio.

Para ajudar a acelerar o processo, existem empresas de prateleira. Elas são ideais para corporações ou empreendedores internacionais que precisem fechar negócios urgentemente, assinar um contrato importante ou enviar um a nota a um cliente alemão a tempo, além de evitar atrasos externos. As empresas de prateleira vêm prontas para o lançamento, com uma conta bancária corporativa e um endereço legal registrado.

Embora a Alemanha seja rígida nas formalidades para empresas, as leis e regulações protegeram outros interesses, tais como trabalho, consumidores e o ambiente. Sindicatos fortes e bem estabelecidos, além de conselhos de trabalhadores conquistaram diversos benefícios para profissionais, desde altos salários até generosos benefícios de aposentadoria, passando por regulações rígidas de saúde e segurança. A Alemanha apresentou um salário mínimo nacional em 2015 para ajudar a melhorar o consumo.

Defensores do mercado livre foram contra o salário mínimo, argumentando que levaria à perda de trabalhos e o limite de flexibilidade para empresas. Mas estes medos não se materializaram. Mais de três anos depois, a taxa de desemprego caiu de 4,9% em dezembro de 2014 para 3,5% em fevereiro de 2018. O consumo também aumentou. No ano passado, subiu 3,6%, o maior aumento desde 1994.

Apesar das cargas administrativas e regulatórias, a Alemanha é a maior e mais forte economia na UE. Nossa reputação por qualidade e eficiência é demonstrada em estatísticas comerciais. A parcela total mundial da Alemanha em termos de exportação de mercadorias foi de 8,17% em 2017, suficiente para o terceiro lugar, atrás de China e EUA, de acordo com a Organização Mundial do Comércio. Bens manufaturados compõem mais de 85% das exportações da Alemanha. Para negócios e empreendedores buscando entrar no mercado do país, estão disponíveis recursos gratuitos como este guia de perfil do país.

O excedente de comércio da Alemanha com os EUA também é um símbolo da competitividade do país. Carros feitos na Alemanha, equipamento médico e maquinário estão em alta demanda nos EUA. Infelizmente, a falta de equilíbrio comercial se tornou um problema político nos Estados Unidos e se questiona se o presidente Trump seguirá em frente com uma ameaça de imposição de tarifas sobre carros importados.

O apoio de longa data do governo à pesquisa e desenvolvimento teve um papel fundamental no poder da indústria alemã. Isso também se reflete no crescente cenário de startups de tecnologia, onde a ciência e empresas guiadas pela manufatura estão atraindo investimento em dólares. Berlim está se tornando um dos dois maiores hubs para startups na Europa, graças a aluguéis justos, baixos salários e habilidades importadas.

Para atender a demanda de trabalhadores de tecnologia, uma organização não governamental de Berlim está ensinando a refugiados, como os Sírios que inventaram o "Bureaucrazy", como programar, uma boa ilustração do novo espírito de inovação implementado na Alemanha.

Temos o conhecimento local para ajudar você a estabelecer sua empresa na Alemanha ou agilizar suas operações alemãs existentes. Entre em contato.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.