Relator da PEC nº 6/2019 recomenda à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) a aprovação da Reforma da Previdência

Na última terça-feira (9/4), o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, apresentou à CCJC parecer favorável à proposta de Reforma da Previdência enviada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). Em seu relatório, Freitas destacou que não cabe à CCJC realizar juízo de conveniência e oportunidade sobre a PEC, nem aferir se a proposta é condizente com os imperativos de justiça. Segundo ele, eventuais impropriedades detectadas devem ser enfrentadas e sanadas no debate de mérito a ser realizado na Comissão Especial a ser constituída pela Câmara dos Deputados. Quanto à constitucionalidade e à legalidade, Freitas recomendou que a CCJC aprove a PEC com o texto proposto, por ser admissível à luz da Constituição. O relator ainda destacou que os dispositivos sobre a Previdência Social não são considerados cláusulas pétreas e, desse modo, podem ser retirados da Constituição Federal e regulamentados por lei complementar, não havendo na proposta qualquer impropriedade nesse sentido.

Parlamentares contrários à PEC apresentaram relatório em separado alegando que a proposta fere o princípio da dignidade humana, pois estabelece condições intangíveis de acesso à aposentadoria dos segurados especiais e dos trabalhadores rurais. Também sustentam que o regime de capitalização individual é contrário à Constituição, por desrespeitar o princípio do financiamento universal da Previdência. Por tais motivos, faz-se necessária a rejeição imediata da PEC. A votação do relatório do deputado Freitas está marcada para o dia 15, às 14h.

O Senado Federal, por sua vez, decidiu instalar, na quarta-feira (10/4), uma Comissão Especial que analisará a Reforma da Previdência enquanto esta ainda tramita na Câmara dos Deputados. A intenção, segundo os senadores, é a de que a Comissão Especial possa acompanhar todos os debates travados na Câmara e possa acelerar as discussões no Senado.

CI/SF aprova a adoção de práticas de construção de edificações sustentáveis

Na última semana, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou o PLS nº 284/2018, que dispõe sobre a adoção de práticas de construção de edificações sustentáveis, para a geração de energia elétrica, na forma do substitutivo apresentado pelo relator, sen. Jaques Wagner (PT-BA). A proposição,

entre outros pontos, determina que, nas edificações de propriedade da União ou locadas pela União, deverá ser exigida a implantação das práticas de construção sustentável. Agora, a matéria será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.